Nos últimos dias, a Prefeitura de Curitiba recebeu os primeiros sete ônibus elétricos para as linhas da cidade. São seis modelos BYD D9W e um Volvo BZL Elétrico. A entrega dos veículos ocorreu no Parque Tanguá, com as presença do prefeito Rafael Greca e seu vice, Eduardo Pimentel, bem como outras autoridades e empresários do setor de transporte da capital paranaense.
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Os coletivos da BYD e Volvo entraram na frota curitibana após completarem os testes de homologação realizados entre 2023 e este ano. Nessa fase, também homologaram ônibus elétricos da Eletra e Marcopolo, justamente com o BYD D11B articulado. Além disso, segundo a Prefeitura da capital paranaense, ainda passarão por avaliações modelos elétricos da Volkswagen, Ankai e Mercedes-Benz.
De acordo com a Prefeitura de Curitiba, as empresas operadoras da cidade investiram R$ 23 milhões na aquisição dos veículos e para montar as infraestruturas de recarga nas garagens.
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“Desde 2018 estamos trabalhando no projeto de introdução de veículos elétricos no transporte coletivo. A eletromobilidade, com essa compra, torna-se real para a população que utiliza o transporte coletivo da cidade. Os usuários terão um meio de deslocamento não poluente, sem ruído e com conforto”, afirmou o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto.
Linhas contempladas com os novos ônibus elétricos de Curitiba
A entrada em serviço dos ônibus elétricos BYD D9W em Curitiba está programada para 15 de julho. Eles vão substituir os ônibus a diesel nas linhas 010-Interbairros I (horário) e 011-Interbairros I (anti-horário). Essas rotas movimentam 2,5 mil passageiros por dia, com três coletivos em cada sentido, de acordo com a prefeitura do município. Os trechos percorrem um total de 18 quilômetros, passando por 14 bairros da capital.
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A estreia do Volvo BZL Elétrico está prevista para meados de agosto, de acordo com a administração do município paranaense. O modelo será empregado na linha 863-Água Verde, que conecta o bairro ao Centro de Curitiba. Essa rota, com 13 quilômetros de extensão, transporta cerca de mil passageiros por dia, com dois veículos. Após a introdução do Volvo, a linha terá uma frota 50% elétrica.
Conforme informou a Prefeitura de Curitiba, 49 motoristas, incluindo nove mulheres, conduzirão os primeiros sete ônibus elétricos da cidade. Nos próximos dias, esses profissionais receberão treinamento para operar os novos veículos com motorização elétrica.
A Copel fornecerá a energia para recarregar as baterias dos ônibus. Serão duas recargas diárias: uma noturna e outra durante o dia, com até duas horas de duração, evitando os horários de pico das linhas. Os abastecimentos ocorrerão em estruturas montadas nas garagens das transportadoras de Curitiba.
Os novos ônibus elétricos da BYD e Volvo serão os primeiros em Curitiba equipado com ar-condicionado. Ambos possuem pisos baixos, para melhor embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida, e ainda contam com entradas USB para recarga de celulares dos passageiros.
Mais ônibus elétricos em Curitiba
Além dos novos ônibus recém-incorporados, a Prefeitura de Curitiba planeja comprar mais 54 veículos elétricos com recursos do Novo PAC do governo federal. De acordo com a administração da cidade, o investimento esperado é de R$ 380 milhões.
“Estamos reunindo todas as documentações para o credenciamento junto ao governo federal e esperamos receber o recurso ainda em 2024 para que a compra dos veículos possa ser realizada e entrada em operação no transporte coletivo no próximo ano”, disse o presidente da Urbs.
Paralelo a negociação pelos recursos do PAC, a Câmara Municipal da capital paranaense aprovou, recentemente, o projeto para aquisição de 70 ônibus elétricos. O investimento será de R$ 317 milhões.
Os ônibus elétricos serão operados pelas 10 empresas que integram os três consórcios de transporte público em Curitiba.
BYD D9W
Curitiba é a primeira cidade do Brasil a integrar o BYD D9W em sua frota de ônibus. O modelo para 90 passageiros possui chassi e trem de força elétrico fabricados pelo grupo chinês, com 13,2 metros de comprimento e autonomia de 250 quilômetros. O tempo de recarga varia de duas a quatro horas, conforme informações do fabricante. A carroceria é montada pela Caio.
Volvo BZL Elétrico
O ônibus Volvo BZL Elétrico, com uma carroceria da Marcopolo, tem 12,6 metros de comprimento e capacidade para transportar 85 passageiros. De acordo com dados do fabricante, o modelo oferece um alcance entre 250 e 300 quilômetros, com tempo de recarga de duas a quatro horas. Curitiba também é o primeiro município do País a incorporar o ônibus de zero emissão da Volvo.