Notícias

Scania Jacaré ganha visual futurista em versão criada por IA

Clássico Scania Jacaré assume visual moderno em versão criada por IA; projeções mostram como seria o caminhão de 1978 nos dias atuais

Thiago Vinholes, especial para o Estradão

13 de jun, 2024 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Scania Jacaré
Faróis de LED, rodas customizadas, formas futuristas: Scania Jacaré criado por IA desafia os limites do design
Crédito:AutoIA

O L111S, o famoso Scania Jacaré que marcou época nas estradas brasileiras, ganhou uma versão atualizada criada por inteligência artificial. O website AutoIA elaborou as projeções do caminhão modernizado, baseando-se no modelo de 1978 e preservando a famosa pintura laranja da fabricante sueca.

Na versão imaginada pela IA, o L111S futurista se chama "Scania Jacaré 2025". Ele mantém o design clássico dos antigos caminhões Scania, que muitos comparam à cabeça de um jacaré, mas com elementos modernos e alguns exageros criativos. Por exemplo, um detalhe marcante, a grade frontal cromada com um friso central, assumiu a forma de uma chapa preta, sem passagem de ar.

Scania Jacaré
AutoIA

No entanto, esse caminhão fictício precisa "respirar". Nas imagens, o veículo aparece com grandes escapamentos, posicionados atrás da cabine, e tanques de combustível laterais com carenagens customizadas.

Publicidade

O site que criou o Scania Jacaré 2025 menciona, em um texto também gerado por IA, que o objetivo era "reinterpretar o design clássico, respeitando a tradição e incorporando elementos inovadores do século XXI". Seguindo esse tema, o velho Scania recebeu faróis de LEDs e luzes de rodagem diurna (DRL), delineando o desenho mais agressivo do conjunto óptico dianteiro. No modelo original, alguns viam os "olhos" de um jacaré nos faróis com contornos redondos.

Scania Jacaré
Scania

O visual frontal do Scania Jacaré futurista inclui um para-choque frontal com uma superfície chapada na cor da carroceria e entradas de ar laterais e acima do capô. Visto de lado, o modelo 4x2 possui enormes rodas dianteiras. Chama a atenção os eixos dianteiro e dois traseiros, separados por longos estribos que acompanham os formatos dos para-lamas na frente e atrás do caminhão virtual. É bem diferente do caminhão sueco original, porém, não apaga o inesquecível design original. Não há imagens mostrando a traseira do Jacaré moderno.

Scania Jacaré da IA tem cabine ultraluxuosa

A cabine do Scania Jacaré criado pela inteligência artificial impressiona pelo alto luxo. Em certos detalhes, parece até um jato executivo. O interior, totalmente em couro, é pensado com bancos coloridos e até com opção de um sofá no lado do passageiro. Além disso, o painel é totalmente digital.

Scania
AutoIA

Na página, as imagens mostram diferentes versões do interior do caminhão, com telas centrais em várias posições. Há também um modelo mais básico, com um único painel digital central atrás do volante. No entanto, nesta projeção da IA, as dimensões e os detalhes interiores são confusos. A direção está posicionada no centro do painel, entre os bancos do motorista e do passageiro.

Scania Jacaré cabine
AutoIA

É um pequeno erro de design, mas não diminui a graça da brincadeira. Criado pela inteligência artificial, o Scania Jacaré 2025 nos faz recordar grandes ícones do passado e mantém viva a memória de um caminhão tão querido no Brasil.


Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião