A Volvo e a TMA, empresa que desenvolve sistema de mecanização para o setor sucroalcooleiro, se uniram e desenvolveram o FMX com sobrenome Stark. O modelo conta com sistema de automação nível 2. E para quem passar pela Agrishow, que ocorre até sexta-feira (3) em Ribeirão Preto, pode ver o caminhão de perto.
O veículo foi desenvolvido para atuar no transbordo de cana. Dessa forma, o Volvo FMX 380 8x4 conta com câmbio automatizado I-shift off-road de 7ª Geração e suspensão auxiliar com molas helicoidais com amortecedores. Assim, oferece mais estabilidade na operação de colheita de cana.
VEJA TAMBÉM
Caminhão Scania Super ganha 'prêmio verde' de eficiência em consumo e peso
Volkswagen tem quase 90% das vendas de caminhões elétricos no País
Caminhão Mercedes-Benz elétrico está em testes com a Braspress
Publicidade
Conforme a TMA, a escolha pelo modelo da Volvo agiliza a implementação da tecnologia de modo mais rápido. Uma vez que o FMX é preparado com uma série de itens. Como o sistema VDS (Volvo Dynamic Steering) de direção elétrica.
FMX semiautônomo
Em outras palavras, o sistema executa com precisão a direção do veículo em modo autônomo. Além disso, a Volvo já entrega o caminhão com módulos e chicotes para que o sistema de piloto via GPS seja instalado.
Todavia, para se adaptar no campo, na operação de transbordo de cana, o caminhão conta com bitola de 3 m e capacidade de carga de 50m³ ou 22 t. Tornando o desempenho nos carreadores mais rápido, mesmo em diferentes manobras como T e em círculo.
A automação está presente nos principais comandos. Mas por ser de nível 2, é necessário a presença do motorista. Mesmo sem a necessidade de direcionar ou acelerar o caminhão. Mas cabe a ele tirar e colocar o veículo na roça para o transbordo.
A lista de equipamentos para tornar o FMX semiautônomo inclui piloto automático RTX ou RTK. O equipamento possibilita precisão e repetibilidade de 3 cm. O que garante o caminhão andar com precisão na pista, sem pisotear o plantio. Nesse sentido, os pneus superdimensionados de alta flutuação evitam a compactação do solo.
A tomada de força do motor é Volvo, do tipo Repto. E o sistema hidráulico demanda apenas do óleo necessário para a operação. A tomada de força no motor também aumenta a produtividade pois agiliza a subida da caixa na hora do descarregamento. Além disso, as rodas com redutores nos cubos dão mais robustez à atividade.
O caminhão conta com alerta sonoro. Além disso, a bordo, o operador conta com sistema de monitoramento por câmeras HD. Os pneus superdimensionados de alta flutuação evitam a compactação do solo.
VM semiautônomo é descontinuado
O FMX também foi o modelo eleito pela TMA por atender ao padrão de emissão Euro 6. O que garante economia de combustível. Por causa disso, o VM semiautônomo, lançado em 2017, foi descontinuado.
Todavia, conforme a Volvo, o veículo teve apenas 100 unidades vendidas. Para esse novo veículo, as projeções é, neste primeiro ano, comercializar de 200 a 300 unidades do FMX Stark. Sendo a TMA responsável pela comercialização do veículo.