Tecnologia

Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2

Com a chegada do Volvo FMX 380 Stark com sistema autônomo, a versão VM com a tecnologia, lançada em 2017, é aposentada

Andrea Ramos, de Ribeirão Preto

03 de mai, 2024 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2
Volvo FMX Stark
Crédito:TMA/Divulgação
Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2

A Volvo e a TMA, empresa que desenvolve sistema de mecanização para o setor sucroalcooleiro, se uniram e desenvolveram o FMX com sobrenome Stark. O modelo conta com sistema de automação nível 2. E para quem passar pela Agrishow, que ocorre até sexta-feira (3) em Ribeirão Preto, pode ver o caminhão de perto.

O veículo foi desenvolvido para atuar no transbordo de cana. Dessa forma, o Volvo FMX 380 8x4 conta com câmbio automatizado I-shift off-road de 7ª Geração e suspensão auxiliar com molas helicoidais com amortecedores. Assim, oferece mais estabilidade na operação de colheita de cana.

VEJA TAMBÉM
Caminhão Scania Super ganha 'prêmio verde' de eficiência em consumo e peso
Volkswagen tem quase 90% das vendas de caminhões elétricos no País
Caminhão Mercedes-Benz elétrico está em testes com a Braspress


Publicidade

Conforme a TMA, a escolha pelo modelo da Volvo agiliza a implementação da tecnologia de modo mais rápido. Uma vez que o FMX é preparado com uma série de itens. Como o sistema VDS (Volvo Dynamic Steering) de direção elétrica.

Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2
TMA é quem vai fazer a comercialização do caminhão Volvo FMX Stark 8x4

FMX semiautônomo

Em outras palavras, o sistema executa com precisão a direção do veículo em modo autônomo. Além disso, a Volvo já entrega o caminhão com módulos e chicotes para que o sistema de piloto via GPS seja instalado.


Todavia, para se adaptar no campo, na operação de transbordo de cana, o caminhão conta com bitola de 3 m e capacidade de carga de 50m³ ou 22 t. Tornando o desempenho nos carreadores mais rápido, mesmo em diferentes manobras como T e em círculo.

A automação está presente nos principais comandos. Mas por ser de nível 2, é necessário a presença do motorista. Mesmo sem a necessidade de direcionar ou acelerar o caminhão. Mas cabe a ele tirar e colocar o veículo na roça para o transbordo.

A lista de equipamentos para tornar o FMX semiautônomo inclui piloto automático RTX ou RTK. O equipamento possibilita precisão e repetibilidade de 3 cm. O que garante o caminhão andar com precisão na pista, sem pisotear o plantio. Nesse sentido, os pneus superdimensionados de alta flutuação evitam a compactação do solo.


A tomada de força do motor é Volvo, do tipo Repto. E o sistema hidráulico demanda apenas do óleo necessário para a operação. A tomada de força no motor também aumenta a produtividade pois agiliza a subida da caixa na hora do descarregamento. Além disso, as rodas com redutores nos cubos dão mais robustez à atividade.

O caminhão conta com alerta sonoro. Além disso, a bordo, o operador conta com sistema de monitoramento por câmeras HD. Os pneus superdimensionados de alta flutuação evitam a compactação do solo.

Volvo FMX Stark é o caminhão com tecnologia autônoma de nível 2
TMA/Divulgação
A empresa não divulga o valor do veículo, mas o caminhão conta com bitola de 3 m

VM semiautônomo é descontinuado

O FMX também foi o modelo eleito pela TMA por atender ao padrão de emissão Euro 6. O que garante economia de combustível. Por causa disso, o VM semiautônomo, lançado em 2017, foi descontinuado.

Todavia, conforme a Volvo, o veículo teve apenas 100 unidades vendidas. Para esse novo veículo, as projeções é, neste primeiro ano, comercializar de 200 a 300 unidades do FMX Stark. Sendo a TMA responsável pela comercialização do veículo.

Siga o Estradão no Instagram!


Deixe sua opinião