Para mostrar a segurança dos cilindros de gás dos caminhões, a Scania divulgou um teste de colisão lateral. Nele, mostra o caminhão após receber impactos abruptos, e os cilindros não explodem. Isso ocorre porque essas cápsulas são fabricadas com o mesmo material de ogivas de mísseis. E cada tanque conta com três válvulas (vazão, pressão e temperatura) certificadas pelo Inmetro.
Dessa forma, em caso de acidentes e ou qualquer anomalia, o gás é liberado para a atmosfera, onde ele se dissolve sem a chance de explosões como ocorrem em veículos a diesel.
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Conforme o diretor de desenvolvimento de negócios da marca, Marcelo Gallao, não há qualquer tipo de solda nos cilindros. O que torna os componentes mais seguros em relação a vazamentos. Do mesmo modo, o executivo diz que por causa dessa boa vedação, os cilindros ficam mais maleáveis. Em outras palavras, tornam-se mais resistentes a qualquer tipo de impacto.
Redundância da segurança
Vale ressaltar que cada uma das válvulas ainda conta com sensores capazes de detectar qualquer alteração. Além disso, se por um acaso houver qualquer falha por avaria ou aumento de temperatura, por exemplo, as outras permanecem funcionando.
Todavia, por segurança, o caminhão perde performance. Assim, sinalizando que o motorista deve parar e averiguar o que pode estar ocorrendo.
Vale lembrar que os caminhões pesados Scania S-gás contam com 10 tanques. Sendo oito nas laterais do caminhão (quatro de cada lado) e dois maiores na parte de trás da cabine. Juntos, somam 300 m³. O que garante a autonomia de 650 km.