Com produção inicial limitada a 200 unidades, o caminhão a hidrogênio MAN hTGX é a novidade que chega ao mercado europeu. Trata-se do primeiro daquele continente livre de emissões de diesel. Mas que dispensa a bateria presente nos caminhões elétricos. Nesse sentido, o hTGX conta com motor de combustão interna a hidrogênio. O H45 oferece potência máxima de 383 kW, cerca de 520 cv, e torque de 255 mkgf entre 900 rpm e 1.300 rpm.
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A injeção de hidrogênio ocorre diretamente na câmara de combustão. O que garante um fornecimento de energia mais rápido. Por sua vez, com hidrogênio comprimido a 700 bar e depósito com capacidade de 56 kg, o caminhão pode ser reabastecido em menos de 15 minutos. Ou seja, o mesmo tempo de um veículo a diesel. Além disso, traz a vantagem da autonomia maior, de até 600 km.
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MAN hTGX é para as rodovias
De início, este novo modelo chega nas versões trator 6x2 e 6x4. Apesar de ser um caminhão de emissão zero, segundo as normas da União Europeia, o modelo da MAN emite uma pequena quantidade de CO2. Porém, menos de 1 g por km percorrido. Ou seja, número quase simbólico perto do emitido nos motores diesel, que é, em média, de 770 g por km.
Por ora, essas poucas unidades serão disponíveis na Alemanha, Holanda, Noruega e Islândia. Além de alguns outros países fora da Europa a partir de 2025.
Apesar de a MAN não revelar o preço do caminhão ou da tecnologia, trata-se de uma inovação que caberia até em mercados emergentes. Isso porque esses países são os que terão mais dificuldade de infraestrutura de carregamento de baterias em operações de médio a longo curso. É justamente o caso do Brasil. Todavia, por aqui ainda dependeria da rede de abastecimento do hidrogênio, que está em fase de pesquisas e testes.
Como funciona sistema da MAN
Vale lembrar que a MAN integra o Grupo Traton, também dono das marcas Scania, Navistar e da brasileira Volkswagen Caminhões e Ônibus. Portanto, é natural que tecnologias inovadoras como essa sejam compartilhadas. Como ocorre com a Plataforma S13.
Seja como for, o novo hTGX conta com uma tecnologia de propulsão mais simples. Logo, mais econômica que um sistema de célula de combustível. No sistema da MAN, o hidrogênio é queimado no interior dos cilindros num ciclo semelhante ao do diesel.
"O motor de combustão a hidrogênio H45 é baseado no motor diesel D38 do TG. Sendo produzido na fábrica de Nuremberg, na Alemanha. A utilização de tecnologia semelhante à existente nos permite entrar no mercado numa fase inicial. Assim, proporcionando um impulso decisivo para a aceleração da infraestrutura de hidrogênio", diz o membro do Conselho de Administração da MAN Truck & Bus, Friedrich Baumann.
Demais vantagens
Uma das grandes vantagens da utilização deste motor é que não são necessárias grandes estruturas com fixação no chassi. O que permite a utilização de distâncias entre eixos menores. Dessa forma, sendo ideal para operações vocacionais. Como canteiros de obras, por exemplo.