O Volkswagen Delivery 9-180 chegou com motor mais forte para atender às novas regras de emissão Euro 6 no País. O que parece ter agradado o cliente que opta por caminhões mais fortes. O modelo é o mais bem vendido da categoria, com 525 unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2024. Assim, ficou com 41,5% de participação de mercado.
Conforme a Volkswagen Caminhões, aumentar a potência do veículo ocorreu por demanda do mercado. Dessa forma, o caminhão é equipado com motor Cummins ISF de quatro-cilindros. E desenvolve 175 ac a 2.500 rpm e 61,2 mkgf de 1.100 a 1.800 rpm. Esse motor trabalha com caixa Eaton manual e a opção automatizada.
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Além dos cerca de 10 cv a mais que o modelo ganhou para atender à nova norma de emissão, a Volkswagen passou a oferecer quatro opções de distância entre os eixos: 3.400, 4.000, 4.400 e 4.600 mm. O cliente ainda conta com opções de pacotes.
O Pacote Robust traz para-choque curto colorido com ângulo de ataque atendendo ampla situação, incluindo o fora de estrada. E conta com bancos de couro sintético e ar-condicionado de série. Do mesmo modo, há o pacote Prime com ar-condicionado, trio-elétrico, rádio com Bluetooth. Assim como banco do motorista com suspensão pneumática e revestimentos de couro sintético de série.
Iveco tem motor de 190 cv
Um competidor que ainda está longe da liderança, mas agrada seus clientes pelo motor mais potente da categoria é o Iveco Tector 9-190. O caminhão está na quarta posição de vendas. E de janeiro a março foram emplacadas 87 unidades.
O caminhão da Iveco ainda conta com motor FPT NEF 45. Ou seja, trata-se de um 4.5 turbodiesel que gera 190 cv de potência a 2.500 rpm. Por sua vez, o torque, de 62,2 mkgf, está disponível a partir das 1.350 rpm. Esse quatro-cilindros em linha está acoplado à transmissão Eaton 6206 B de seis velocidades manual.
A distância entre os eixos pode ser de 3.900 mm ou 4.455 mm. Portanto, dependendo do tipo da carroceria, a capacidade de carga útil do Tector 11-190 pode ser de 7.325 kg a 7.400 kg.
Seja como for, esse é um segmento bem sensível ao preço. Por essa razão, a indústria ainda está emplacando modelos Euro 5, como o Volkswagen Delivery 9.170 e o Accelo 1016. No trimestre, os modelos emplacaram 31 e 24 unidades respectivamente. Confira o ranking.
Caminhões leves mais vendidos em março e no acumulado de 2024
- Volkswagen Delivery 9.180 – 216 (525)
- Mercedes-Benz Accelo 817 – 120 (289
- Iveco Daily 65-170 – 70 (90)
- Iveco Tector 9-190 – 61 (87)
- Hyundai HD 80 – 18 (73)
- Volkswagen Delivery 6.170 – 19 (51)
- Volkswagen Delivery 9.170 – 7 (31)
- Mercedes-Benz Accelo 1016 – 3 (24)
- Foton Aumark S916 – 18 (18)
- JAC iEV 1200T – 4 (17)
Fonte: Fenabrave