A XCMG pretende expandir sua presença no Brasil. Para isso, a marca chinesa vai aumentar a oferta de caminhões elétricos no País, conforme revelado pelo Estradão. Além disso, a empresa passou a oferecer o serviço de locação. Vale lembrar que a XCMG atua no País no segmento de máquinas da linha amarela e caminhões pesados para operações no fora de estrada.
VEJA TAMBÉM
Facchini lança semirreboque graneleiro quarto eixo de inóx no Brasil
Novo Mercedes-Benz Actros diesel é revelado e tem visual de caminhão elétrico
Mercedes-Benz Accelo 1017 faz 6,0 km/l com 8,2 t de carga; aceleramos
Conforme o gerente de elétricos da XCMG, Ricardo Senda, com a divisão de locação os clientes "têm oportunidade de 'degustar' os serviços oferecidos pela marca." De acordo com ele, os contratos de locação incluem atendimento de pós-venda, que abrange serviços e peças.
Publicidade
Segundo Senda, a novidade contribui para "apresentar" a marca. "Oferecemos aos clientes a oportunidade de degustação de nossas soluções”, diz. O executivo afirma que, entre equipamentos da linha amarela e caminhões, a empresa tem cerca de mil veículos alugados no Brasil. Em outras palavras, isso representa 40% do volume de operações feitas pela XCMG no País.
Atualmente, os contratos oferecidos pela XCMG Locação têm prazos que vão de 36 a 60 meses. Segundo Senda, no caso das máquinas pesadas, os planos mais negociados são os de 36 meses. Porém, no caso de caminhões a preferência e por contratos com prazos maiores, de até 60 meses.
XCMG levará novos caminhões elétricos à Fenatran
Seja como for, para expandir as operações no Brasil a XCMG vai participar, pela primeira vez neste ano, da Fenatran. A maior feira do setor de transportes da América Latina ocorre de 4 a 8 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. Segundo a marca, novos caminhões elétricos vão ser lançados no evento.
Nesse sentido, a XCMG antecipa que levará um novo caminhão leve, com peso bruto total (PBT) de 9,5 toneladas. Bem como um semipesado com PBT de 17 t. Além disso, terá um cavalo mecânico trucado com autonomia de até 200 km para operações entre centros de distribuição.
Da mesma forma, a marca já havia anunciado que vem testando um caminhão elétrico com PBT de 80 t no Brasil. Atualmente, a XCMG vende o E7-29R 8x4, um rígido com 29 t de PBT. Assim como o cavalo-mecânico E7-49T 6x4. Segundo a empresa, este já roda em operações de grandes empresas no País.
Seja como for, todos os caminhões oferecidos pela empresa no País são montados na planta de Pouso Alegre (MG), com peças importadas da China. Além disso, a unidade também produz veículos da linha amarela. Entre os clientes da XCMG está a Reiter Log, que pretende deixar de ter caminhões a diesel na frota até 2035.