A Scania apresentou na Europa novos motores movidos a gás. Segundo a marca, as novas opções têm 420 cv e 460 cv. Conforme a Scania, as novidades chegam ao Brasil no segundo trimestre. Além disso, a versão mais potente tem torque de 235 mkgf e, portanto, é adequada para operações pesadas.
VEJA TAMBÉM
Atlas é o primeiro caminhão elétrico pesado feito no Brasil
Veja os novos caminhões que chegam ao Brasil em 2024
Volvo FM Electric chega ao Brasil por meio de locação; veja o preço
Motores chegam ao Brasil neste semestre
Os novos motores de 13 litros e seis-cilindros em linha trabalham em conjunto com a transmissão G25. Bem como com um novo eixo traseiro feito pela Scania. De acordo com a marca, o resultado é que o novo motor consome até 5% menos combustível que o anterior, de 410 cv.
Publicidade
Na Europa, a marca apresenta as novidades em versões GNL. Ou seja, gás liquefeito. Dessa forma, os motores LNG, como são chamados por lá, são adequados tanto para uso de gás natural quanto para biogás gerado a partir de fonte vegetal ou animal. Conforme a marca, a redução das emissões de CO₂ pode chegar a 80%.
De acordo com a Scania, o GNL pode ser uma boa opção para reduzir as emissões enquanto não houver boa oferta de carregadores para caminhões elétricos. Afinal, no caso dos caminhões equipados com os tanques maiores, a autonomia é de até 1,8 mil km.
Esse número é obtido no caso de caminhões com peso bruto total combinado (PBTc) de 40 toneladas. Além disso, as novas opções de motores estão disponíveis para todas as configurações de cabine. Ou seja, P, G, R, bem como para a S.