O Volkswagen Delivery 11.180 liderou com folga as vendas do segmento de caminhões médios no Brasil em 2023. Assim, o modelo somou 4.518 unidades emplacadas, o que representa 45,9% de participação no segmento. O caminhão da VWCO ocupa o topo do ranking pelo sexto ano seguido. Além disso, é o segundo caminhão mais vendido do País, atrás apenas do pesado Volvo FH 540.
LEIA MAIS
Scania 460 R Super ou 450 R Plus: qual caminhão é melhor negócio
IPVA 2024 para caminhões: veja datas, desconto e como pagar
O caminhão leve mais vendido em 2023 é Euro 5; veja o ranking
Ou seja, o VW tem o triplo de vendas do Accelo 1017. Com 1.508 unidades, o Mercedes-Benz foi o segundo caminhão médio mais vendido do Brasil em 2023. Vale lembrar que o vice-líder é uma Evolução do Accelo 1016 e tem motor Euro 6. Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do Brasil.
Publicidade
Portanto, além de ter motor mais potente, seu consumo e emissões de poluentes são menores. Segundo a Mercedes-Benz, o quatro-cilindros batizado de MB OM-924 gera 163 cv de potência a 2.200 rpm e torque de 62 mkgf a partir das 1.200 rpm. Além disso, o trem de força inclui transmissão manual ou automatizada de seis velocidades.
VWCO manteve potência e torque
Seja como for, o caminhão médio da Volkswagen é líder no segmento de médios desde 2018. Vale lembrar que a gama Delivery foi atualizada em setembro de 2017.
Para atender o Proconve P8, equivalente ao Euro 6, o caminhão ganhou novas tecnologias. Porém, torque e potência não mudaram. Ou seja, diferentemente do que a VWCO fez com o Delivery de 9 t, que nessa geração ganhou mais força.
Assim, o Volkswagen Delivery 11.180 tem motor Cummins de quatro-cilindros em linha, 175 cv a partir das 2.800 rpm e torque de 61,1 mkgf disponíveis às 1.100 rpm. Conforme a fabricante, a transmissão pode ser a Eaton manual ou automatizada, V-Tronic, de seis marchas. Como isso, a capacidade de caga também aumentou em 100 quilos.
Mercado de médios é dos alemães
Além do Delivery e do Accelo, VWCO e Mercedes-Benz dominam as 10 primeiras posições de vendas do segmento de caminhões médios. Porém, a Iveco está bem posicionada, com o Tector 11-190, que somou 1.159 emplacamentos em 2023. Portanto, ficou na terceira colocação.
Trata-se do caminhão médio com motor mais forte ante os primeiros colocados do ranking. Ou seja, estamos falando do NEF 45, de 4,5 litros, que gera 190 cv e 62,2 mkgf. Esse quatro-cilindros em linha está acoplado à transmissão Eaton 6206 B de seis velocidades.
Veja lista dos 10 caminhões médios mais vendidos em dezembro e em 2023
- VW Delivery 11.180: 424 (4.518)
- MB Accelo 1017: 304 (1.508)
- Iveco Tector 11-190: 70 (1.159)
- VW Delivery 13.180: 67 (657)
- Mercedes-Benz Atego 1419: 34 (563)
- Mercedes-Benz Accelo1316: 1 (305)
- Volkswagen Constellation 14.210: 21 (283)
- Volkswagen Constellation 14.190: 6 (272)
- Mercedes-Benz Accelo 1317: 53 (227)
- Foton Aumark 11t: 10 (161)
Fonte: Fenabrave