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Peterbilt é leiloado por valor de superesportivo da Mercedes

Considerado um dos caminhões mais caros vendido em leilão, o Peterbilt 389 foi fabricado em 2017 e custa preço de carro 0-km esportivo

Redação

29 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Peterbilt é arrematado em leilão
Peterbilt 389
Crédito:Fitzgerald USA
Peterbilt é arrematado em leilão

Durante um leilão em Chillicothe, Missouri, EUA, um caminhão Peterbilt 389, ano 2017, chamou a atenção. O modelo foi arrematado por um valor maior que dobro do preço comumente comercializado.

Para efeito de comparação, um caminhão equivalente naquele mercado custa cerca de US$ 150 mil. Ou seja, algo em torno de R$ 725 mil, na conversão direta. Porém, o valor final do Peterbilt no leilão foi de US$ 350 mil ou R$ 1,7 milhão, na conversão direta. Ou seja, o preço equivalente ao do esportivo Mercedes-AMG GT R Pro na versão 0-km.

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Seja como for, tudo bem que o espécime norte-americano é um lindo exemplar. Totalmente preservado. Porém, não conta com uma cabine excepcional. Tampouco detalhes de luxo. Por isso o valor do lance final parece irreal.

Kit Glider

Peterbilt é arrematado em leilão
Por causa do seu motor exclusivo, um Caterpillar 6NZ, o caminhão ficou mais valorizado

Entretanto, o argumento sobre o valor do caminhão encontra-se sob o capô. Afinal, o Peterbilt é equipado com motor diesel Caterpillar 6NZ de 2003. E que entrega nada menos que 660 cv. Ou seja, o caminhão está equipado com o Kit Glider.


Ou seja, um caminhão moderno com motor mais antigo e exclusivo. Precisamente, o motor é 14 anos mais velho que o caminhão. Por isso, não atende às demandas de emissão. Por outro lado, sua manutenção é mais simples.

O Kit Glider passou a ser permitido em caminhões, em caso de acidentes. Isso porque muitas vezes fica inviável recuperar todo o trem de força após uma ocorrência. Assim, a prática se tornou comum nos Estados Unidos. Sobretudo, após a crise em 2008.

Contudo, isso explica parcialmente o alto preço do caminhão no leilão. Os caminhões com esses kits são muito populares. Especialmente entre pequenas empresas de transporte sem infraestrutura de oficina.


Baixa quilometragem

Todavia, o preço valorizado ainda se deve a sua baixa quilometragem de 35.000 milha. Ou sejas, cerca de 55 mil km. Praticamente um caminhão novo.

Seja como for, o Peterbilt 389 Glider traz alguns acessórios. Como rodas de alumínio e tanques cromados. Além disso, conta com escapes verticais igualmente brilhantes. A bordo tem bancos de vinil e um painel completamente analógico. Ou seja, dotado de medidores bem ao estilo de caminhões norte-americanos.

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