Durante um leilão em Chillicothe, Missouri, EUA, um caminhão Peterbilt 389, ano 2017, chamou a atenção. O modelo foi arrematado por um valor maior que dobro do preço comumente comercializado.
Para efeito de comparação, um caminhão equivalente naquele mercado custa cerca de US$ 150 mil. Ou seja, algo em torno de R$ 725 mil, na conversão direta. Porém, o valor final do Peterbilt no leilão foi de US$ 350 mil ou R$ 1,7 milhão, na conversão direta. Ou seja, o preço equivalente ao do esportivo Mercedes-AMG GT R Pro na versão 0-km.
VEJA TAMBÉM
IPVA 2024: tabela para caminhões e ônibus é liberada; calcule o imposto
Biodiesel: mistura de 14% é prejudicial para o caminhão? Entenda
Volvo FM Electric chega ao Brasil por meio de locação; veja o preço
Publicidade
Seja como for, tudo bem que o espécime norte-americano é um lindo exemplar. Totalmente preservado. Porém, não conta com uma cabine excepcional. Tampouco detalhes de luxo. Por isso o valor do lance final parece irreal.
Kit Glider
Entretanto, o argumento sobre o valor do caminhão encontra-se sob o capô. Afinal, o Peterbilt é equipado com motor diesel Caterpillar 6NZ de 2003. E que entrega nada menos que 660 cv. Ou seja, o caminhão está equipado com o Kit Glider.
Ou seja, um caminhão moderno com motor mais antigo e exclusivo. Precisamente, o motor é 14 anos mais velho que o caminhão. Por isso, não atende às demandas de emissão. Por outro lado, sua manutenção é mais simples.
O Kit Glider passou a ser permitido em caminhões, em caso de acidentes. Isso porque muitas vezes fica inviável recuperar todo o trem de força após uma ocorrência. Assim, a prática se tornou comum nos Estados Unidos. Sobretudo, após a crise em 2008.
Contudo, isso explica parcialmente o alto preço do caminhão no leilão. Os caminhões com esses kits são muito populares. Especialmente entre pequenas empresas de transporte sem infraestrutura de oficina.
Baixa quilometragem
Todavia, o preço valorizado ainda se deve a sua baixa quilometragem de 35.000 milha. Ou sejas, cerca de 55 mil km. Praticamente um caminhão novo.
Seja como for, o Peterbilt 389 Glider traz alguns acessórios. Como rodas de alumínio e tanques cromados. Além disso, conta com escapes verticais igualmente brilhantes. A bordo tem bancos de vinil e um painel completamente analógico. Ou seja, dotado de medidores bem ao estilo de caminhões norte-americanos.