Lançamentos

Volvo FM Electric chega ao Brasil por meio de locação; veja o preço

Volvo inicia operações comerciais com o FM Electric e entrega primeiras unidades para a Reiter Log por meio de locação; caminhão está à venda

Redação

22 de dez, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo FM Eletric chega ao mercado por meio de locação
FM Eletric
Crédito:Volvo
Volvo FM Eletric chega ao mercado por meio de locação

A Reiter Log começa a operar com cinco caminhões Volvo FM Electric. Assim, é o primeiro operador logístico a estrear a tecnologia do fabricante sueco no País. Seja como for, por ora, são cinco unidades. Todas alugadas por meio da Volvo Locação. Nesse sentido, vale lembrar que a transportadora já trabalha no intuito de reduzir CO2 nas suas atividades de transporte. Nesse sentido, a Reiter Log conta com uma frota de 160 caminhões Scania a gás. E ainda deve receber nos próximos meses mais 80 unidades a gás.

Volvo FM Eletric chega ao mercado por meio de locação
Para o Brasil, montadora acredita que o FM Electric será bem-sucedido na locação (Volvo/Divulgação)

LEIA MAIS
Scania 460 R Super ou 450 R Plus: qual caminhão é melhor negócio
IPVA 2024 para caminhões: veja datas, desconto e como pagar
Onda de calor: transporte de produtos perigosos requer atenção


Com os caminhões 100% elétricos, a Volvo Trucks vai atuar em variadas rotas, no transporte de carga industrializada. "Com esses veículos poderemos oferecer um serviço de transporte com zero emissão de CO2 nos nossos embarcadores. Ou seja, empresas comprometidas com metas ambientais ambiciosas", diz o CEO da Reiter Log, Vinícius Reiter Pilz.

Publicidade

Volvo FM Electric foi testado durante 2023

Os caminhões FM Electric chegaram ao País no final de 2022. Precisamente, foram apresentados na Fenatran. Mas, logo no início deste ano, a Volvo colocou o veículo para testes reais com clientes. Seja como for, no negócio com a Reiter a Volvo está aplicando o conceito "caminhão como serviço". Assim, por meio de locação. Contudo, a marca anunciou vendas do modelo no Chile e no Uruguai. Ou seja, no Brasil o caminhão também poderá ser comprado.

Porém, disponível de início via locação, a Volvo quer tornar o FM Electric mais acessível. Afinal, vale lembrar que o caminhão elétrico chega a custar até três vezes mais frente a um modelo diesel. Para ilustrar, o FM 380 6x2 0-km a diesel (padrão Euro 6) tem preço atual de R$ 989.866 na Tabela Fipe. Ou seja, a versão 100% elétrica pode beirar R$ 3 milhões.


"Com os caminhões elétricos trazendo nova tecnologia, a locação oferece mais flexibilidade para o cliente operar seus fretes. Do mesmo modo, não precisa se preocupar com serviços de manutenção e conectividade. Eles já estão incluídos no negócio", diz Carlos Ribeiro, presidente da Volvo Financial Services na América do Sul.

A oferta de locação para este negócio inclui o plano de "serviço ouro". Ou seja, o pacote de manutenção mais completo da marca. Além disso, conta com os serviços de conectividade Volvo Connect, bem como assistência 24h, por meio do VOAR. Há ainda o treinamento de motoristas.

Volvo FM Eletric chega ao mercado por meio de locação
Volvo FM Eletrec tem motor de 660 cv e autonomia de 300 km; foto: Volvo

O FM Eletric tem 300 km de autonomia

Os caminhões elétricos pesados da Volvo têm potência de 490 kW. Ou seja, equivalente 660 cv. O seu peso bruto total combinado é de até 44 toneladas. E pode ser equipado com três motores elétricos e até seis baterias que somam 540 kWh, o que garante autonomia de até 300 km.

Seu carregamento pode ser feito de 1h30 até 8h. Porém, vai depender da quantidade de baterias e tipo de carregador. Na operação da Reiter, por exemplo, a própria transportadora montou sua estrutura de carregamento com o apoio da Volvo.

Vale lembrar que o Volvo FM Eletric ganhou do Prêmio Mobilidade Estadão na trilha do Estradão, promovido pelo jornal O Estado de São Paulo. Dessa forma, o Volvo FM Electric conquistou o primeiro lugar como o Caminhão Elétrico do Ano.


O modelo se destacou pela boa fama que conquistou no mercado durante este um ano rodando em operações reais em diferentes regiões do País. Nesse sentido, os empresários ouvidos pelo Estadão destacaram a grande eficiência energética, baixa vibração e ausência de ruído. Além do conforto para o motorista.  

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião