A nova Renault Master teve uma imagem revelada no início de novembro. Agora, a marca francesa revela os detalhes da quarta geração do modelo, que chega nas versões furgão de carga e van para passageiros. Conforme contamos aqui no Estradão, a linha 2024 traz a plataforma multienergia. Ou seja, para veículos com motor a diesel e elétricos. Isso inclui uma opção a célula a combustível, que já está nos planos.
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Conforme a empresa, os motores a diesel da nova Renault Master são da família Blue dCi. Dessa forma, as potências vão de 106 cv a 172 cv. Além disso, podem trabalhar em conjunto com a transmissão manual ou automática de nove marchas. Porém, isso depende da configuração do modelo.
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De acordo com a Renault, as versões elétricas têm baterias de 40 ou 80 kWh. Como resultado, a marca informa que a autonomia entre as recargas pode passar dos 410 km. Assim, a promessa é que a nova Renault Master elétrica seja até 21% mais econômica. Portanto, pode rodar o equivalente a 66,6 km/l na comparação com as versões com motor a diesel.
Nova Renault Master traz o conceito aerovan
Além disso, a nova Renault Master traz o conceito batizado pela marca de "aerovan". Ou seja, com várias soluções voltadas à melhoria da aerodinâmica. Assim, o objetivo é reduzir a resistência ao ar. Dessa forma, isso contribui com a redução do consumo de combustível. Como resultado, além do menor custo operacional, houve redução também do nível de ruído na cabine.
Além dos motores mais eficientes, a nova geração ganhou um novo sistema de freios com controle de frenagem dinâmica assistida. Em outras palavras, independente do peso que é transportado, o Novo Renault Master mantém a eficácia da frenagem. Ele também aciona o sistema automático de frenagem de emergência mais cedo.
No mesmo sentido, houve uma completa atualização no visual. Dessa forma, o modelo ficou com linhas mais arredondadas. A grade ficou maior e ganhou o novo logotipo da Renault. Além disso, na dianteira os faróis são do tipo Full-LEDs em forma de "C". Segundo a marca, há sete opções de cor para a linha 2024 da nova Renault Master.
Capacidade de carga passa de 4 t
Da mesma forma, foram feitas mudanças na parte traseira para melhorar a aerodinâmica. Bem como houve atualizações no sistema de abertura das partas. Além disso, a janela traseira assimétrica, que é uma espécie de marca registrada do modelo, foi mantida. Por fim, as lanternas foram redesenhadas e também avançam pelas laterais.
Conforme a fabricante, a nova Renault Master pode transportar mais de 4 toneladas de carga nas versões furgão com tração dianteira. Além disso, a capacidade volumétrica vai de 11 m³ a 22 m³, de acordo com a marca francesa. No total, há 11 opções de configuração. Já a abertura da porta lateral cresceu em 40 mm.
Segundo a Renault, a cabine foi projetada para proporcionar maior praticidade e conforto ao motorista. Assim, a empresa informa que o interior lembra o de veículos de passeio. Nesse sentido, alguns dos destaques são o grande painel de instrumentos. Além da tela do sistema multimídia, de 10 polegadas. Da mesma forma, o banco do meio pode ser convertido em uma mesa.
Renault Master elétrico no Brasil
Segundo a Renault, a linha Master teve mais de 3 milhões de unidades vendidas desde o lançamento, em 1980. No Brasil, a marca produz a versão a diesel na unidade de São José dos Pinhais, Paraná, desde 2002. Há versões furgão e chassi-cabine, com preços sugeridos entre R$ 198.260 e R$ 248.574.
Além disso, a Master elétrica integra o plano de eletrificação da Renault no País. O projeto da marca francesa começou em meados de 2013, com os modelos Zoe, Twizzy e Kangoo para empresas. Depois disso, em 2018, o hatch Zoe passou a ser oferecido no varejo.
Atualmente, há várias opções de modelos de passeio e carga elétricos da empresa no mercado brasileiro. Nesta quarta geração, a nova Renault Master deve chegar ao Brasil entre o segundo semestre de 2024 e o início de 2025.