O Versão começou e a onda de calor que afeta várias regiões do Brasil, com temperaturas que ultrapassam os 40º graus, desperta um alerta para a saúde dos caminhoneiros. Principalmente porque os termômetros deverão marcar altas temperaturas neste período. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), os dias de muito calor deverão ocorrer até abril de 2024. Ou seja, motoristas profissionais devem ficar atentos.
LEIA MAIS
Caminhão Peterbilt com 7 lugares e 'cama de casal' está à venda; veja o preço
Iveco Tector sobe e VW Delivery é líder: caminhões médios mais vendidos
Maiores caminhões rodoviários do mundo; comprimento passa de 1 km
Onda de calor exige hidratação
Conforme orientação do diretor da Associação de Medicina do Tráfego (ABRAMET), José Montal, a primeira providência a se tomar durante a onda de calor é manter-se bem hidratado. Portanto, é fundamental o consumo de água em abundância. Por isso também, recomenda-se manter garrafas sempre ao alcance. Bem como armazená-las de maneira segura na cabine do caminhão. Da mesma forma, é fundamental conservar a água em caixas refrigeradas para que esteja sempre fresca.
Publicidade
Alerta aos sintomas
Montal destaca a importância de estar alerta aos sinais de desidratação. Tais como vômitos, tonturas e confusão mental. Além de desconfortáveis, estes sintomas representam aumento no risco de acidentes. Isso porque diminuem o poder de concentração do motorista. Como medida preventiva, o especialista aconselha a ingestão de pequenos goles de água a cada 30 minutos. Isso mantém um estado de hidratação adequado.
Além de consumir bastante água, Montal orienta que os caminhoneiros optem por refeições mais leves. Com bastante salada verde, por exemplo. Bem como a ingestão de sucos de frutas naturais. Sendo assim, deve-se evitar pratos muito pesados, com carne vermelha e gordura.
Use roupas leves
Outra dica é usar roupas leves na estrada. E com cores claras. Assim, há a redução da energia térmica absorvida. O resultado é a redução do desconforto. É importante também usar chapéus de abas largas. Dessa forma, o motorista protege o rosto e o pescoço dos raios de sol.
Mantenha a cabine ventilada
Os caminhões mais novos contam com ar-condicionado na cabine. No entanto, há modelos mais antigos que não têm esse acessório. Nesse caso, vale investir em ventiladores. Seja como for, não é aconselhável ficar dentro do veículo por longos períodos sem circulação de ar.
Proteção solar e isolamento térmico
O ideal é usar protetor solar para proteger a pele exposta dos raios UV. Segundo especialistas, é importante aplicar antes de iniciar a jornada. E reaplicar conforme necessário. Além disso, vale a pena instalar cortinas nas janelas da cabine. Pois são essenciais para reduzir a entrada de calor.
Por fim, o motorista deve iniciar a viagem em horários estratégicos. Dessa forma, há a redução dos impactos do calor intenso. Ou seja, quanto mais cedo pela manhã ou à noite, o motorista enfrenta temperaturas um pouco mais frescas.