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Iveco Tector sobe e VW Delivery é líder: caminhões médios mais vendidos

Em alta nas vendas, Iveco Tector 11-190 cresce no mercado de caminhões médios e deixa até os Mercedes-Benz para trás; veja o ranking

Andrea Ramos

16 de nov, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Testamos o Iveco Tector de 11 t, caminhão versátil e parrudo
Estradão testou o Iveco Tector de 11 t, modelo que vem se destacando nas vendas de caminhões médios
Crédito:FELIPE RAU/ESTADAO

O Iveco Tector 11-190 vem ganhando notoriedade nas vendas de caminhões médios. Ocupando a segunda posição no posto de vendas da categoria durante os 10 primeiros meses do ano, seu crescimento em participação é um destaque na categoria. Ou seja, entre janeiro e outubro, foram emplacadas 1.013 unidades do modelo.

Seu concorrente direto, o Volkswagen Delivery 11.180, ainda está bem à frente nas vendas. No mesmo período, emplacou 3.597 modelos. Portanto, lidera as vendas com 46,31% de participação, enquanto o representante da Iveco tem 13,04% do segmento.

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Vale lembrar que, em outubro, o Mercedes-Benz Accelo 1017, 3º nas vendas em 2023 com 920 unidades, emplacou 287 modelos. Ou seja, bem mais que o Iveco Tector, que faturou 67 unidades. Mas, no acumulado dos 10 meses, o Iveco aparece à frente. Dessa forma, é o caminhão da marca mais bem posicionado no ranking da categoria.

Preferência pelas 11 t de PBT

Seja como for, o bom posicionamento dos caminhões de 11 toneladas ocorre por uma sacada técnica. Ou seja, são modelos com peso bruto total (PBT) superior a 10,5 t e maior carga útil. No caso, o Iveco Tector 11-190 é um dos mais robustos. Conta com PBT de 10,6 t e capacidade de carga útil de 7.400 kg, na versão com distância entre os eixos de 3.900 mm. Se o cliente optar pelo modelo com entre-eixos de 4.455 mm, a carga útil é de 7.325 kg.

O caminhão também oferece o motor mais potente. Trata-se do FPT NEF45, que desenvolve 190 cv a 2.500 rpm e 62,2 mkgf de 1.350 rpm a 2.100 rpm de torque.


Iveco Tector 11-190 ganha mais mercado entre os médios
Nova cabine chegou com o lançamento da gama de 9 t e 11 t em 2019; foto Iveco/Divulgação

Além disso, trabalha com a transmissão Eaton de 6 velocidades manual com overdrive. Em outras palavras, trata-se de uma marcha mais longa, o que ajuda a reduzir o consumo de diesel na estrada. Todavia, a Iveco não revela quando o caminhão ganhará versão com caixa automatizada. Mas isso deve estar próximo. Afinal, nesta semana a marca apresenta da linha Daily com transmissão inteligente.

Por dentro do Iveco Tector

Seja como for, a bordo, a Iveco promoveu melhorias em toda a família Tector, que vai de leves a semipesados. Dessa forma, o modelo conta com altura mais baixa. Ou seja, são apenas 40 cm entre o solo e a escada. O que facilita o acesso ao veículo. Do mesmo modo, a fabricante destaca a porta de acesso com um maior ângulo de abertura. 


A alavanca de câmbio é posicionada no painel. Ou seja, garante mais rapidez e segurança nas trocas de marcha. Além da direção com regulagem de profundidade e altura. O banco pneumático é outro atributo para o motorista.

A maior área envidraçada ainda garante um amplo campo de visão. Outro aspecto que melhora a vida a bordo é o menor ruído interno. Isso em razão da suspensão dianteira com coxim, bem como mola e amortecedor. No eixo traseiro, são utilizadas molas parabólicas, melhorando a dirigibilidade graças ao rodar mais suave, frente aos feixes de molas trapezoidais.

caminhões médios VW Delivery Iveco Tector
VWCO/Divulgação

O concorrente

O VW Delivery 11.180 traz alguns predicados que talvez seja a razão de o posicionar líder. Nesse sentido, conta com PBT 10,8 t. Portanto, o maior da categoria. E versões de distâncias entre os eixos de 3.400 mm, 4.000 mm, 4.400 mm e 4.600. Assim, dependendo da carroceria, o caminhão pode entregar de 7.330 kg a 7.480 kg de carga útil.

Além disso, Delivery de 11 t conta com motor Cummins ISF, de quatro-cilindros em linha. Assim, desenvolve potência de 175 cv a 2.500 rpm e torque 61,2 mkgf entre 1.100 e 1.800 rpm. Ademais, o motor tem a opção de trabalhar com a caixa manual ESO 6106 ou a automatizada EAO 6106A Eaton V-Tronic.

Ranking: caminhões médios mais vendidos de outubro e no acumulado de 2023

  1. VW Delivery 11.180 - 323 (3.597 unidades)
  2. Iveco Tector 11-190 - 67 (1.013 unidades)
  3. MB Accelo 1017 - 287 (920 unidades)
  4. VW Delivery 13.180 - 53 (521 unidades)
  5. MB Atego 1419 - 41 (487 unidades)
  6. MB Accelo 1316 - 2 (297 unidades)
  7. VW 14.190 - 3 (263 unidades)
  8. VW 14.210 - 30 (244 unidades)
  9. MB Accelo 1317 - 47 (135 unidades)
  10. Foton Aumark - 6 (126 unidades)

Fonte: Fenabrave


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