A Scania apresentou sua nova gama de caminhões elétricos, com motores mais potentes. Além disso, as baterias garantem maior autonomia e a capacidade de carga agora passa de 60 toneladas. Segundo a empresa, as novidades estão disponíveis para as configurações rígida e trator. Ou seja, cavalo-mecânico.
Conforme o tipo de operação, os modelos pesados vão ser oferecidos com cabines R e S. Agora, os motores elétricos têm potências de 400 kW e 450 kW. Portanto, de cerca de, respectivamente, 540 cv e 610 cv. Assim, a Scania informa que os caminhões têm peso bruto total (PBT) de até 64 t.
LEIA MAIS
Volvo FH é o líder absoluto dos caminhões pesados; veja o ranking
VW Delivery, Iveco Tector e Mercedes-Benz Accelo: os caminhões médios mais vendidos
Volvo VM e VW Constellation lideram caminhões semipesados; veja o ranking
Publicidade
Seja como for, a autonomia entre as recargas é de até 390 km. Porém, vale lembrar que isso depende de algumas variáveis. Assim, o resultado pode ser diferente conforme o peso, tipo de condução e condições climáticas, por exemplo.
Evolução do Scania elétrico
Dessa forma, um chassi basculante urbano de 27 toneladas com seis pacotes de baterias pode percorrer até 350 km. Porém, é possível obter 270 km de autonomia após uma hora plugado em carregadores ultra rápidos. Em pontos de 130 kWh, por exemplo, 60 minutos garantem cerca de 100 km de autonomia.
Para isso, a Scania desenvolveu novos recursos. É o caso dos chassis, que receberam atualizações na eletrônica e em sistemas auxiliares. Com isso, é possível repor, repetidamente, 100% da carga das baterias sem comprometer a durabilidade.
Serviço de recarga está disponível em 12 países
Conforme a marca, os novos caminhões elétricos contam com o serviço Scania Charging Access. Ou seja, por meio de um cartão, o usuário tem acesso continuo a uma ampla rede de carregadores. Atualmente, essa solução está disponível em 12 países da Europa.
O pagamento é feito mensalmente, por meio de fatura. Segundo a Scania, não é preciso fazer nenhum tipo de cadastro, nem pagar mensalidade. Ou seja, a cobrança varia de acordo com a utilização. O acesso é liberado a todos os proprietários de caminhões elétricos da marca.
A oferta de caminhões elétricos começou em junho de 2022, com a gama de modelos para entregas regionais. Agora, a empresa inicia a oferta da linha de pesados. Nesse sentido, a empresa já começou a produção dos novos modelos na planta de Södertälje, na Suécia.