A startup britânica Helixx revelou detalhes do protótipo de uma inédita van de entregas batizada de Cargo. Segundo a empresa, o modelo 100% elétrico foca operações de entrega de última linha. Além disso, chama a atenção por ter um único assento e peças feitas em impressoras 3D. Aliás, a Cargo é uma das quatro opções de veículos baseados na plataforma modular The Drive.
Há também a picape Truck, a van de passageiros Ride e a Tuk. Esta é uma espécie de tuk-tuk, com laterais abertas e banco traseiro para até três pessoas. Segundo a Helixx, o assento único na dianteira garante espaço e facilita a circulação. Bem como permite a venda dos quatro modelos tanto em mercados com direção do lado esquerdo quanto direito sem necessidade de adaptações.
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Van compacta carrega até 500 kg
Conforme a empresa, a The Drive mede 3,2 metros de comprimento e 1,5 m de largura. Para comparação, um Fiat Uno tinha, respectivamente, 3,82 m e 1,64 m. Além disso, na van a área para carga tem 140 cm de comprimento e a porta traseira, 110 cm de largura. Aliás, ela do tipo rolo e se abre para cima. Portanto, isso reduz o peso e facilita o acesso mesmo em locais apertados.
Seja como for, a capacidade de carga é de 2.100 litros e 500 kg. Assim, a van também pode receber paletes, por exemplo. Porém, a marca não informa dados técnicos do sistema de propulsão da The Drive. Ou seja, não há detalhes como potência do motor elétrico. Assim como a capacidade das baterias e a autonomia entre as recargas.
Segundo a Helixx, tanto as peças estruturais quanto as de acabamento são feitas em impressoras 3D. Com isso, a produção seriada é simples e requer poucos maquinários. Da mesa forma, a van, assim como os demais modelos da linha, utilizam o mesmo conceito do montagem. Ou seja, há cinco peças-chave, que se encaixam e, portanto, não há necessidade de soldas.
Como é o processo de fabricação
Conforme a Helixx, isso simplifica a produção em até 50% na comparação com o processo convencional. Além disso, permite fabricar os quatro modelos em qualquer lugar do mundo. Isso porque não é preciso construir grandes fábricas, como as de marcas tradicionais de veículos. De acordo com a empresa, outra vantagem é a possibilidade de personalização, conforme a necessidade de cada cliente e mercado.
Segundo a Helixx, o objetivo não é vender os modelos da plataforma The Drive a consumidores finais. A ideia é oferecer os quatro tipos de produto por meio de serviços de assinatura. O preço inicial, cobrado por hora, ficaria em torno de US$ 0,25. Ou seja, cerca de R$ 1, na conversão direta, sem taxas. A startup promete produzir uma série inicial de 200 protótipos no Reino Unido até 2024.
Além disso, a meta é fabricar, a partir de 2025, em torno de 10 mil veículos elétricos por ano. Nesse sentido, a startup informa que obteve bons resultados em recentes testes em parceria com a Siemens, na Inglaterra. Assim, pretende avançar para mercados como Cingapura, Índia e América do Sul. Entretanto, não deu detalhes nem informou em quais países da região.