Tecnologia

Uber e startup se unem para criar caminhões autônomos por IA

Parceria da Uber com a Waabi promete revolução no transporte de carga, com resoluções para a falta de motoristas e de segurança nas estradas

Redação

16 de out, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Uber
A expectativa é gerar uma frota de caminhões autônomos que ajude a resolver os gargalos atuais do transporte de carga
Crédito:Divulgação/Waabi

Nos próximos anos, muitos caminhões poderão ser autônomos e guiados por Inteligência Artificial nos Estados Unidos. Essa é a estratégia da Uber Freight. A empresa, que é braço de logística da gigante, tornou-se parceira da Waabi, startup com foco em caminhões autônomos. A colaboração envolve a integração de dados de bilhões de quilômetros dirigidos sem motoristas da Waabi à rede Uber Freight.

LEIA MAIS
Volvo e Renault se juntam para fazer furgões elétricos
Volvo Supertruck 2 é o caminhão híbrido com mais eficiência
Ônibus elétrico Mercedes-Benz eO500U pode virar a hidrogênio no Brasil

Em breve, a Waabi iniciará os testes em parceria com embarcadores na rede Uber Freight. Assim, vai operar sua frota de testes para transportar mercadorias. A rota será entre as cidades de Dallas e Houston, no Texas (EUA). De acordo com a Waabi, a longo prazo, as transportadoras poderão adquirir caminhões com a tecnologia de IA. E, assim, integrá-la ao mercado da Uber Freight. Além disso, terão acesso a um ecossistema de parcerias. Bem como assistência rodoviária e fornecedores nacionais de manutenção.


Publicidade

Divulgação/Waabi

Mais segurança nas estradas

A parceria chega em um momento em que o transporte nos EUA sofre com a falta de motoristas de caminhão. Até 2028, o país terá um déficit de 160 mil profissionais. Há também problemas de segurança. Conforme dados da Administração Nacional de Segurança do Tráfego Rodoviário (NHTSA) em 2019, acidentes com caminhões pesados resultaram em mais de 5 mil mortes. Deste total, 87% envolveram erro humano.

Redução de poluentes

Além disso, o setor de transporte responde por quase 7% das emissões de CO2 nos EUA. Conforme a Waabi, os caminhões autônomos representam uma enorme oportunidade para resolver esse problema. Também poderá melhorar a segurança nas estradas. Ou seja, ajudará a reduzir as emissões de carbono e, ao mesmo tempo, proporcionar melhores condições de trabalho aos motoristas.


Geração de empregos

Seja como for, um estudo recente do Departamento de Transporte descobriu que os caminhões autônomos poderiam estimular o crescimento do emprego. Ou seja, criar 35.100 vagas por ano, em média. Contudo, para atingir seu pleno potencial, depende da integração em uma rede de frete com grande escala. E que pode otimizar a correspondência de carga. Bem como oferecer aos transportadores uma experiência simplificada para integração.

Siga o Estradão no Instagram!

Deixe sua opinião