Um caminhão que não seja movido por nenhum combustível fóssil ou derivado e que não emite poluente se torna real no universo do transporte. Dessa forma, o modelo está à venda. Trata-se do Hyundai Xcient Fuel Cell. Ou seja, primeiro caminhão movido a célula a combustível de hidrogênio e produzido em série.
Não por acaso foram vendidas 50 unidades do modelo só na Suíça. Isso significa que a Hyundai, adiantou alguns meses o lançamento do veículo. Conforme publicado pelo Estradão, o caminhão de origem coreana teria vendas iniciadas em 2024.
Seja como for, o veículo passou por todos os testes em condições reais. Tanto é que, segundo a Hyundai, os veículos vendidos operam na distribuição em diversas rotas, bem como sob climas adversos.
Publicidade
“A experiência que adquirimos na Suíça fornecerão bons insights para muitos países que também se preparam para a transição do transporte sustentável. E com a tecnologia de hidrogénio esse transporte será ainda mais sustentável”, diz o vice-presidente sênior e chefe de inovação comercial da Hyundai, Mark Freymueller.
LEIA MAIS
Western Star e Volvo FH transportam estátua de carneiro de 100 toneladas
DAF XF com suspensão pneumática ficou gostoso de dirigir
Volvo FH faz 30 anos e soma 1,4 milhão de vendas no mundo
Um caminhão concebido em 2019
O Hyundai Xcient Fuel Cell é o primeiro caminhão pesado com célula de combustível do mundo a atingir cerca de 6 milhões de quilômetros rodados só em operações com clientes. Nesse sentido, foram 47 unidades que operaram em 23 empresas. E em diferentes aplicações.
Todavia, trata-se de um caminhão que nasceu em 2019. Ou seja, ano em que a Hyundai fez parceria com a suíça H2 Energy. A empresa desenvolve as redes de infraestrutura de combustível de hidrogênio. Além disso, a parceria envolveu a produtora de hidrogênio verde Hydrospider.
Sobre o Hyundai Xcient a hidrogênio
O caminhão da Hyundai conta com design parecido aos demais, não fosse pela parte traseira da cabine mais alongada. Lá estão anexados sete tanques de hidrogênio. Juntos, oferecem 31 kg de capacidade de armazenamento de combustível. Enquanto um conjunto de três baterias de 72 kWh cada garantem o desempenho.
Como resultado, elas alimentam o motor elétrico. Este, capaz dre gera o equivalente a 476 cv de potência e 228 mkgf de torque.
Segundo a Hyundai, este caminhão pode atingir 400 km de autonomia em condições reais. O reabastecimento de um tanque leva cerca de 8 a 20 minutos. Isso dependendo da temperatura ambiente.
Devido ao sucesso na Suíça, a Hyundai anunciou que neste mês o caminhão entra no mercado alemão. Por ora, sete empresas locais adquiriram com financiamento do governo local.