A Scania começa a vender no Brasil a linha de caminhões Plus. Trata-se dos modelos R 450 4x2 e 6x2 e R 540 6x4. Ou seja, os best-sellers da marca na era dos motores Euro 5. E que, com a virada para a tecnologia Euro 6, deixaram de existir. Eles deram lugar ao motor Super e suas novas potências máximas de 460 cv e 560 cv.
Seja como for, ao trazer de volta tais potências na geração Plus, a Scania passa a oferecer no mercado caminhões mais econômicos, uma vez que cumprem a norma Euro 6. Entretanto, são entre 6% e 7% mais baratos que os modelos Super da geração. Assim, para efeito de grandeza, enquanto o R 450 Plus custa em média R$ 920 mil (sem impostos), o R 460 Super alcança R$ 1.050 mil.
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Scania Plus vs. Scania Super
Seja como for, tecnicamente, a gama Plus conta com motor Euro 5 com sistemas de pós-tratamento para atender ao padrão Euro 6. Ou seja, tecnologia SCR, além dos sistemas DOC e DPF. Ademais, os caminhões são equipados com o mesmo trem de força da geração Euro 5. Diferentemente da linha Super, que chega com motor nascido Euro 6 e caixa renovada.
Nesse sentido, os caminhões Plus são equipados com a caixa GRS. Enquanto o Super conta com novas caixas G25 ou G33, a depender do modelo. Todavia, em comum, os caminhões de ambas as linhas contam com eixos 885.
Em termos de economia de diesel, vale lembrar que os caminhões Super são os que apresentaram maior redução. Ou seja, em torno de 28% de economia frente as Séries P, G e R. Afinal, vale lembrar que, desde 2019, a Scania introduziu uma série de soluções que até o ano passado deixaram os caminhões 20% mais econômicos. Como a nova geração motorização XPI, bem como Active Cruise e acelerador inteligente. E, com a chegada da Euro 6, ganharam mais 8% de economia.
Por outro lado, a Plus ganhou 2% de economia com a Euro 6. Em outras palavras, totaliza 22% de economia de diesel se comparada às Séries P, G e R. Já ao comparar a economia entre Super e Plus, o motor Super é 6% mais econômico. Nesse sentido, os Plus ainda contam com cabine, retarder entre outras soluções hoje disponíveis no Super. E, por enquanto, está disponível somente no mercado brasileiro.
Solução para atender o mercado atual
Diretor de vendas e soluções de transporte da Scania, Alex Nucci, diz que a montadora desenvolveu esses modelos por causa da atual situação do mercado. Com a dificuldade de acesso ao crédito e as altas taxas de juros, o mercado está em queda. Sobretudo porque os caminhões Euro 6 aumentaram em média 25% no preço frente aos caminhões Euro 5.
"O Super traz um aumento de tecnologia importante. Esses novos recursos fizeram com que o preço do caminhão aumentasse. E os nossos clientes queriam manter a marca Scania. Mas, por causa da atual situação, muitos não têm como bancar esse aumento de preços. Então, fomos buscar uma alternativa para o cliente", diz Nucci.
Seja como for, a Scania conseguiu vender 4 mil caminhões da gama Super. Além disso, a marca faturou 150 ônibus Euro 6 para atender o transporte rodoviário e de fretamento.