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Volksbus lança ônibus com motores Euro 6 e vende mais de 500 unidades

Novos chassis de ônibus Volksbus chegam com motores de 4, 6 e 7 litros e sistemas de segurança ativa como itens de série em toda linha

Andrea Ramos, De Resende, Rio de Janeiro

26 de mai, 2023 · 7 minutos de leitura.

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Euro 6
Volksbus
Crédito:

Volksbus apresentou sua família de ônibus com tecnologia Euro 6. E já vendeu mais de 500 unidades no mercado, segundo a montadora. Algumas delas ainda serão entregues aos clientes. Outras serão encarroçadas. Dessa forma, são oito novos modelos que levam a mais de 50 versões com diferentes capacidades, distância entre-eixos, mecânica, nível de equipamentos etc.

Assim, a gama de chassis Euro 6 é formada pelos modelos de entrada mini e micro-ônibus 8.180 R, 9.180 S e 11.180 R e S. Este último, o maior micro-ônibus do mercado. Já que a concorrência conta com modelo de 9 t, da Volare, com chassi Agrale. E 10 t da Mercedes-Benz.

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Ademais, a família Euro 6 ainda é composta pelos modelos 15.210 S/R, 17.230 S e 17.260 S. Bem como os mais pesados 18.320 SL e 18.320 SH. Seja como for, a letra "R" significa que o ônibus tem suspensão metálica. Enquanto o "S" indica que o veículo conta com suspensão pneumática. Já as siglas "SL" são para os modelos de piso baixo, e a "SH" para os de piso alto. Com opção da suspensão a ar.

Chassi modular

Vale ressaltar que esses ônibus são produzidos em uma plataforma modular. Dessa forma podem ser customizados conforme a necessidade do cliente. E receber as furações de chassi pertinentes ao perfil de encarroçamento, bem como de distância dos entre-eixos.

A suspensão dianteira parabólica chega com redução de impacto. Isso graças a um feixe de lâminas adicional. Ademais, os cubos de roda unitizados dão mais robustez. Portanto, mais vida útil ao componente.


Motores Cummins e MAN

Os modelos com peso bruto total (PBT) de 8 a 11 t equipam motor Cummins ISF de quatro-cilindros em linha com potência de 180 cv e 61,2 mkgf de torque. Este motor é combinado à caixa Eaton manual de seis velocidades. E tem sistema de comando a cabo integrado ao painel de instrumentos. Isso com o objetivo de privilegiar conforto de condução.

Já os veículos com PBT superior a 15 t de PBT utilizam motor MAN D08 de quatro e seis-cilindros em linha. São motores de 210 cv, 230 cv, 260 cv e 320 cv. E torque de 76,5 mkgf, 86,7 mkgf, 97 mkgf e 122,4 mkgf, respectivamente. Para essa gama está presente a transmissão ZF Powerline automática de 8 marchas. E a alavanca é integrada ao painel. Ademais, os ônibus de 15 t têm a opção de serem equipados com motor traseiro ou dianteiro.

crédito: Léo Doca/ Agência Transporta Brasil

Segurança a bordo

Todavia, outra novidade fica por conta da lista de equipamentos que os veículos trazem de série. Como assistente de partida em rampa e controles eletrônicos de estabilidade e de tração. Assim como freios com sistema ABS e EBD. Além do Door Brake, para segurança no embarque e desembarque. Ou seja, toda vez que as portas do ônibus estiverem abertas, o sistema de freio é acionado. E o ônibus só sai do lugar quando as portas fecham.

Vale lembrar que essas tecnologias estão disponíveis para os ônibus destinados ao Programa Caminho da Escola. Mas isso se houver demanda do Governo Federal em adquirir e pagar por esses itens.


Tecnologias Euro 6 disponíveis para os ônibus do Programa Caminho da Escola. Divulgação/Volksbus

Como são as cabines dos novos ônibus Volksbus

A estação de trabalho é modular. Por essa razão, o banco conta com diversos tipos de inclinação, ajustes de altura e profundidade. O volante tem a opção de ser multifuncional. Podendo dar acesso ao computador de bordo, sistema de voz, acesso ao celular etc.

Divulgação/Volksbus

O painel de instrumentos conta com mais de 70 funções que podem interagir com o condutor para que ele pilote o veículo de maneira correta. E economizando diesel. O sistema, aliás, informa sobre o desempenho do motorista ao volante. Assim como mostra a pressão da turbina, consumo de combustível e de Arla. Bem como quantas frenagens ou trocas de marchas desnecessárias, etc. Ao final da jornada, o gestor da frota recebe todas as informações. Assim pode planejar treinamentos, bem como ter acesso às condições do veículo. Ou seja, se já está na hora de parar para manutenção.

Ônibus 18.330 alto padrão

Como o Estradão já divulgou, a versão luxuosa do Volksbus 18.330 OT ainda não foi lançada. Mas o vice-presidente de vendas, marketing e pós-venda da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, diz que o modelo vai chegar mais adiante. Isso porque o modelo atende a um nicho de mercado, que é um transporte mais alto padrão.

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