Tecnologia

Iveco e Nikola rompem cooperação e italiana vai controlar Ulm

Iveco vai assumir controle da empresa criada em parceira com a Nikola; com mudança de rota, cada marca focará caminhões próprios

Redação

12 de mai, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Iveco
Depois de iniciar a parceria para avançar em veículos zero emissão, as marcas vão seguir caminhos diferentes
Crédito:

A parceria da Iveco e Nikola ganhou um novo capítulo. As duas marcas se uniram em 2019 para o desenvolvimento, na América do Norte e Europa, de caminhões que não geram emissões. Porém, agora elas decidiram que cada uma vai concentrar esforços em seus projetos próprios. Ou seja, de forma independente. Além disso, incluindo os modelos a célula a combustível.

Assim, a Iveco assumirá a propriedade da Ulm, empresa criada em parceria com a Nikola e com sede na Alemanha. Além disso, o grupo italiano vai ter acesso para continuar desenvolvendo o software de controle de veículos elétricos a bateria e a célula a hidrogênio. Embora as duas empresas tenham criado o sistema de forma conjunta.

Por outro lado, a Nikola receberá a licença para o uso da tecnologia Iveco S-Way para a América do Norte. Bem como de componentes feitos pela marca italiana. Além disso, terá a propriedade intelectual da Geração 1 e-Axles, de eixos elétricos. A tecnologia foi desenvolvida em conjunto com a FPT Industrial, que faz parte do Grupo Iveco.


Publicidade

Leia mais:

Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Mercedes-Benz Arocs 10x4 autônomo tem preço de 50 Renault Kwid

Preço da fiscalização bienal de tacógrafos baixa mais de 50%

Iveco e Nicola com focos distintos

Em comunicado à imprensa, as empresas informam que, com as mudanças, vão aumentar o foco no segmento de veículos pesados. Seja como for, o Grupo Iveco revelou que vai bancar o investimento necessário para essa nova fase do projeto. Para isso, prevê desembolsar US$ 35 milhões, além de negociar cerca de 20 milhões de ações da Nikola.

Apesar da previsão de impacto negativo no caixa inicialmente, o Grupo Iveco informa que isso deve ser revertido rapidamente. Portanto, a companhia não alterou sua meta de fluxo de caixa para 2023. Por fim, também promete manter uma quantidade significativa de ações da Nikola.


Estradão está no Instagram, confira!

Deixe sua opinião