Rizon é a nova marca de caminhões elétricos da Daimler, dona também da Mercedes-Benz, por exemplo. Inicialmente, o foco é o mercado norte-americano. Sobretudo a Califórnia, onde a infraestrutura de recarga de baterias está mais desenvolvida. O potencial de vendas é alto. Afinal, metade dos veículos comerciais vendidos no Estado em 2023 terão de ser elétricos.
Porém, diferentemente das demais marcas da Daimler, que atuam no mercado de pesados, a Rizon vai oferecer modelos menores. Ou seja, para operações urbanas de transporte. Afinal, é neste segmento que os elétricos fazem mais sentido. Assim, são veículos com Peso Bruto Total (PBT) de até 8 toneladas e autonomia de cerca de 250 km.
Leia mais:
Agrishow 2023: veja os principais lançamentos de caminhões na feira
Scania vai testar ônibus elétrico a baterias em São Paulo
Contran libera transformar rodotrem de 9 eixos em super rodotrem de 11 eixos
Publicidade
Caminhões da Rizon chegam no fim do ano
Conforme a empresa, os modelos chegam ao mercado norte-americano a partir do quarto trimestre deste ano. E, obviamente, vão receber tecnologias que já estão presentes em caminhões elétricos de outras marcas do Grupo Daimler. Aliás, estamos falando de leves e pesados. Por exemplo, há Freightliner eCascadia e Mercedes-Benz eActros, bem como o Fuso eCanter.
Além disso, os caminhões da Rizon herdam soluções de modelos da Mitsubishi. Nos EUA, a marca saiu do segmento em 2020. Porém, se uniu à Daimler para desenvolver o Fuso eCanter, revelado em 2022. A meta é viabilizar a oferta de caminhões elétricos de pequeno porte no mercado norte-americano.
Para isso, a Rizon vai lançar três caminhões, batizados de e18L, e16L e e6M. O "M" e o "L" referem-se aos tamanhos das baterias. Ou seja, o "M" tem duas baterias com capacidade total de 83 kWh e autonomia de até 180 km. No caso da "L", há três pacotes de 124 kWh que garantem cerca de 250 km de autonomia.
Potencial de mercado para a Rizon
Como resultado, atendem aplicações variadas, como plataforma, transporte de contêineres, caixa seca, baú frigorífico e guindaste hidráulico, entre outras. Conforme a Rizon, os três caminhões têm várias tecnologias de assistência ao motorista. Entre elas, há freio de emergência com acionamento automático, além de monitoramento de ponto cego.
O objetivo da Rizon é conquistar clientes que atuam em áreas urbanas e trajetos curtos. Além disso, são operações com frequentes paradas ao longo do dia. Por isso, o sistema de vendas vai ser concentrado no varejo. Portanto, mira operações de entrega de última milha, assim como serviços de manutenção.
Conforme a Daimler, a Rizon não terá concessionárias próprias. Dessa forma, o atendimento vai ser feito pela Velocity Vehicle Group, empresa que oferece veículos comerciais e serviços do segmento, com sede na Califórnia. A garantia vai ser de 120 mil km para os caminhões e 200 mil km para as baterias.
O Estradão está no Instagram, confira!