A venda de caminhões novos recuou 22,3% em abril em relação a março. Conforme especialistas do mercado, o motivo será a alta dos preços, por causa da entrada em vigor das novas regras de emissões, equivalentes ao Euro 6, em janeiro. Além disso, ainda há unidades zero-km com motor antigo, Euro 5, à venda. Assim, em abril foram emplacadas 7.294 unidades. Ou seja, 22,3% a menos que as 9.388 vendas feitas em março. Os dados são da Fenabrave, que reúne as associações de concessionárias do Brasil.
Do mesmo modo, houve queda de 22,16% na comparação com as 9.371 vendas registradas em abril de 2022. Seja como for, no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, a venda de caminhões novos somou 34.738 unidades. Assim, houve, portanto, queda de 31,82% ante os 36.117 emplacamentos feitos no mesmo período de 2022.
Conforme o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, abril foi o primeiro mês em que apenas unidades com motor Euro 6 puderam ser vendidas. De acordo com ele, mesmo com a mudança de tecnologia, as concessionárias não enfrentam problemas na oferta de produtos. "A queda acumulada se deve mais ao menor número de dias úteis no mês de abril”, diz.
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Campeões de venda
Em abril, o Volvo FH 540 manteve o posto de líder da venda de caminhões novos no Brasil. Da mesma forma, continua no topo do ranking do acumulado do ano, com 1967 emplacamentos. Em seguida, vem o Volkswagen MAN 11.180, com 1.466 unidades. Depois, em terceiro, está o Volvo VM270, com 1.275 vendas. Na sequência, em quarto, está o DAF XF, com 1.105 unidades. Fecha a lista dos cinco modelos mais vendidos o Volvo FH 460 com 964 emplacamentos. Veja o ranking completo abaixo.
Além disso, no acumulado de janeiro a abril de 2023, a Mercedes-Benz ocupou o topo do ranking. Ou seja, a marca alemã detém 29,45% dos emplacamentos totais de caminhões. Em seguida, na segunda posição, está a Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO), com 26,59%. Em terceiro está a Volvo, com 17,26% das vendas totais.
Depois, em quarto lugar ficou a Scania, com 9,69% de participação. A Iveco aparece no quinta lugar, com 9,25%. Por sua vez, a DAF, com 6,68%, ficou em sexto.
Setor ônibus continua se fortalecendo
A venda de ônibus também recou no mês passado. Assim, segundo os dados divulgados pela Fenabrave, 1.669 chassis foram emplacados no País em abril. O número é, portanto, 43,17% menor do que as 2.937 vendas feitas em março.
Seja como for, o resultado não altera o cenário de recuperação do setor. Conforme o presidente da Fenabrave, a evolução no ano ainda é significativa. “As grandes variações porcentuais, em ônibus, são comuns, devido ao menor volume global de unidades na comparação com os demais segmentos”, diz.
Um dos segmentos mais afetados pela pandemia foi o de ônibus. Afinal, com as restrições à circulação de pessoas, as vendas do segmento despencaram. “Para comparação, foram emplacadas 8.332 unidades no primeiro quadrimestre de 2019 e 9.047 no mesmo período de 2023. Ou seja, a expansão real foi de mais de 8,5%”, comemora Andreta Jr.
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