Notícias

Scania V8 8x4 puxa de forma inédita 100 t em conjunto de 11 eixos

Implemento especial feito para transportar bobinas de aço é puxado por Scania com tração 8x4 e motor que gera 620 cv e mais de 300 mkgf

Andrea Ramos

28 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Scania V8 8x4 puxa de forma inédita 100 t em um conjunto de 11 eixos
Scania V8 8x4 puxa de forma inédita 100 t em um conjunto de 11 eixos
Crédito:Spiess Transport /Divulgação
Scania V8 8x4 puxa de forma inédita 100 t em um conjunto de 11 eixos

A operação de cargas indivisíveis é sempre um desafio para transportadores e fabricantes de caminhões e implementos rodoviários. Afinal, os produtos transportados são pesados e têm grandes dimensões. Portanto, não basta o caminhão ter motor e potente, como os de Scania e Volvo, por exemplo. Portanto, o reforço deve se estender a pneus e implemento.

Com esse propósito, a transportadora alemã Spiess Transport encontrou no Scania R 620 V8 8x4 o que precisava. O caminhão é capaz de tracionar 100 toneladas de carga. Algo que, até então, não havia sido feito na Europa. Ou, pelo menos, foi registrado.

Dessa forma, o modelo da marca sueca, para superar os desafios de transportar bobinas de aço, trabalha em conjunto com um implemento do tipo sider de sete eixos. Além disso, cinco são direcionais. Conforme a empresa, isso facilita as manobras.


Publicidade

O equipamento é da Meusburger Fahrzeugbau. Ou seja, a empresa que ficou conhecida por fabricar implementos especiais. Nesse sentido, o sider foi desenvolvido com o objetivo de suportar o grande peso de cargas indivisíveis.

Scania V8 8x4 puxa de forma inédita 100 t em um conjunto de 11 eixos
O sider da Spiess Transport conta com sete eixos dos quais cinco são direcionais

Leia mais:

Fiat Scudo 2024 fica mais alto para encarar vias urbanas
Volkswagen Caminhões e Ônibus inicia produção na Argentina no último trimestre
IR 2023 de caminhoneiro tem regra própria: veja como declarar


Scania V8 com solução inovadora

Para ser bem-sucedido na operação, o Scania R 620 tem tração 8x4. O modelo tem motor D16. Ou seja, um V8 de 16 litros. Assim, o caminhão é ideal para viagens em velocidades médias mais altas. Conforme a Scania, o V8 do cavalo-mecânico gera potência de 620 cv e torque de 306 mkgf.

Seja como for, em combinação com o sider, esse impressionante conjunto foi projetado especificamente para proporcionar melhor distribuição de peso. Assim como reduzir o desgaste, graças aos 26 pneus. Desse total, há 14 no implemento com rodado simples.

No total, o conjunto tem 11 eixos. Assim, pode reboca até 105 t, sendo 65 t das cinco bobinas de aço. Ou seja, cada uma pesa nada menos que 13 t. Ao menos no Brasil, implementos do tipo sider são raridade. Porém, na Europa essa configuração de implemento é relativamente comum.


No Brasil

Vale lembrar, que no Brasil, o Scania R 620, que foi vendido até 2022, era o caminhão potente do País. Porém, como não atende as regras do Proconve P8, nova fase do programa brasileiro de controle de emissões, o modelo saiu de linha. Assim, deu lugar ao R 660, caminhão com motor ainda mais potente e forte. São 660 cv e 337 mkgf, respectivamente.

Da mesma forma, o Scania mais potente do mundo também roda no País. Trata-se do R 770, com motor V8 de 770 cv e 377 mkgf. Porém, o caminhão da marca sueca é Shacman X6000. O modelo da marca chinesa tem motor V8 de 16,6 litros que gera 800 cv de potência e 382,6 mkgf de torque. 


O Estradão está no Instagram. Confira!

Deixe sua opinião