As jornalistas Aline Feltrin e Andrea Ramos, do Estradão, foram finalistas do Prêmio + Admirados da Imprensa Automotiva 2023 promovido pelo jornal Jornalistas & Cia e Portal dos Jornalistas. Elas ficaram entre os quatro profissionais mais admirados da imprensa especializada em veículos comerciais. Por isso, foram homenageadas em evento na noite desta segunda-feira (24), em São Paulo.
Andrea Ramos atua há duas décadas na cobertura do setor de veículos comerciais. Assim, trabalhou como repórter e editora na revista Transporte Mundial. Ou seja, uma das principais publicações do setor. Ela se especializou em coberturas especiais. Bem como em lançamentos de veículos pesados. E também em testes de caminhões.
Aliás, Andrea é a única das jornalistas do Brasil que faz testes com caminhões. Além da indicação neste ano, ela foi a vencedora do Prêmio + Admirados da Imprensa Automotiva, na categoria veículos comerciais, em 2022.
Publicidade
Da mesma maneira, a repórter Aline Feltrin iniciou sua carreira em publicações especializadas em caminhões e ônibus. Sua trajetória começou na revista Transporte Moderno, em 2005. Também foi repórter de veículos pesados no extinto jornal Diário de S. Paulo. Posteriormente, foi repórter da revista Transporte Mundial. Bem como atuou como colaboradora na revista Quatro Rodas Frota, Por fim, foi repórter da Agência AutoData.
Do "outro lado do balcão", atuou como assessora de imprensa. Assim, esteve à frente da área de comunicação da chinesa Sinotruk no Brasil. Depois, passou pela comunicação corporativa da Ford. Além disso, trabalhou nas agências de comunicação Printer Press e SD&Press.
Leia também:
Volvo FH 6x4 com 750 cv leva 120 toneladas em carreta de 10 eixos
Mercedes-Benz vai lançar programa 'A Voz Delas' para o setor de ônibus
Volvo transforma caminhão pesado em picape com motor de 500 cv
Profissionais do JC ganham destaque
A premiação dos mais admirados deste ano também reconheceu o time do Jornal do Carro, marca do canal de conteúdo de automóveis do Estadão. Dentre as indicações, Vagner Aquino ficou entre os 25 + Admirados da Imprensa Automotiva. Ele começou a cobrir o setor em 2008. Desde então, atuou em publicações como Motorshow, Diário de São Paulo e Diário do Grande ABC. Neste último, chefiou a editoria de veículos por mais de seis ano. Aquino também atuou como assessor de imprensa na agência de comunicação Printer Press.
Por fim, o editor-chefe do Jornal do Carro, Estradão Mobilidade e Moto Motor, Tião Oliveira, recebeu o título de + Admirado Jornalista da Imprensa Automotiva em 2023. Com mais de 30 anos de experiência no setor, ele atuou em veículos com o site de veículos do Estadão, no fim dos anos 1990. Depois, passou pelas assessorias de imprensa das Peugeot e Citroën. Por fim, voltou ao Grupo Estado como repórter do JC em 2004.
Conforme Eduardo Ribeiro, diretor da Jornalistas Editora, a imprensa automotiva é uma das mais organizadas e ativas do jornalismo brasileiro. "Por isso, este reconhecimento aos +Admirados do setor tem um significado todo especial para nós", diz.
Jornal do Carro é o mais admirado
Além de premiar os profissionais, a eleição destacou os veículos de imprensa. Pelo quarto ano, o Jornal do Carro foi eleito o caderno mais admirado da imprensa automotiva. O caderno surgiu com 16 páginas em 4 de agosto de 1982, como um suplemento do extinto Jornal da Tarde, lançado em 1966.
Assim, um dos destaques era a pesquisa de preços de veículos usados. Inicialmente, o número de modelos era de pouco mais de 30 carros e seis motos, em 1982. Porém, passou para 1.420 modelos e quase 5.000 cotações.
Conforme a organização da premiação, a edição de 2023 teve votação recorde e mais de 65 mil indicações.