A produção de caminhões no Brasil somou 8,1 mil unidades em fevereiro. Ou seja, o dobro do volume entregue em janeiro. De acordo com a Associação Nacional das Fabricantes de Veículos Automotores, a Anfavea, no primeiro mês do ano as montadoras produziram 4 mil caminhões.
Mas, apesar dos bons números de um mês para outro, fevereiro ficou 28,7% abaixo do mesmo mês do ano passado. Na comparação do acumulado dos dois meses, o desempenho também foi inferior. Assim, em janeiro e fevereiro a indústria produziu 12,2 mil caminhões. Ou seja, 41,6% a menos que as 20,9 mil unidades do primeiro bimestre de 2022.
Seja como for, o vice-presidente da Anfavea, Gustavo Bonini explica que espera o crescimento da produção de caminhões com motores atualizados, que cumprem os novos limites de emissões do Proconve P8. E que, portanto, emitem menos poluentes.
Publicidade
LEIA MAIS
Caminhão 0-km guardado há 36 anos está em perfeito estado
Venda de caminhões tem DAF na liderança em fevereiro
Caminhão autônomo 'reage' a estouro de pneu; veja vídeo
México puxa as exportações
O acordo bilateral de exportações entre Brasil e México está movimentando as vendas de caminhões brasileiros para aquele país. E também está ajudando a melhorar o desempenho de vendas externas. De acordo com Gustavo Bonini, esse cooperação traz gradualidade e isso tende a aumentar ao longo do ano.
No primeiro bimestre a alta foi de 1,5%. Assim, em janeiro e fevereiro deste ano as montadoras venderam 2,7 mil caminhões para outros países. Enquanto isso, no mesmo período do ano passado, exportou 1,5 mil. Além de exportar para o México, o Brasil vende caminhões para o Peru, Colômbia, Argentina e alguns países da África.
Menos ônibus
O desempenho do segmento de ônibus em fevereiro foi superior a janeiro. Assim, as montadoras produziram 1.275 chassis. Alta, portanto, de 63% sobre as 782 unidades de janeiro. Por outro lado, o volume de fevereiro deste ano foi inferior ao mesmo mês do ano passado. Ou seja, ficou 34,8% abaixo das 1.956 unidades do ano passado.
No acumulado de janeiro a fevereiro, a produção também foi inferior. Assim, nos dois meses do ano saíram das linhas de produção 2.057 chassis. No mesmo período do ano passado, o volume foi de 3.281, queda, então, de 37,3% no volume.
O Estradão está no Instagram, confira!