Após quatro anos de atraso, o Tesla Semi, enfim, chegou às ruas. E a Frito-Lay, dona de marcas como Pepsico, recebeu as primeiras 15 unidades do novo caminhão elétrico. Os veículos vão atuar na operação logística da companhia, cujo centro de distribuição fica na Califórnia, nos Estados Unidos. Assim, a empresa abriu suas portas à imprensa para mostrar o funcionamento do caminhão 100% elétrico.
Segundo a Pepsico, a estreia dos novos caminhões faz parte de uma estratégia global. O objetivo é zerar as emissões de poluentes nas operações de transporte da empresa até 2040. No mesmo sentido, a planta onde são produzidos salgadinhos como Lays, Ruffles, Doritos e Cheetos já utiliza energia solar.
Porém, os caminhões da marca de Elon Musk não são os únicos da Frito-Way nos EUA com motores alternativos ao diesel. Ou seja, são seis Peterbilt 220EV 100% elétricos utilizados em entregas de última milha. Além disso, 38 Volvo VNL a gás natural atuam em operações rodoviárias.
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Por sua vez, os Tesla Semi fazem viagens regionais de ida e volta. Além disso, para movimentação interna de mercadorias nos centros de distribuição a companhia utiliza três tratores 100% elétricos da BYD.
Tesla Semi tem motor de 1.020 cv
Segundo a fabricante, o Tesla Semi tem potência total equivalente a 1.020 cv. Assim, há três motores elétricos instalados nos eixos traseiros do caminhão. Conforme a empresa, um deles funciona para garantir velocidade e eficiência. E dois atuam para otimizar a velocidade e o torque em aclives.
De acordo com os motoristas da Frito-Lay, o Tesla Semi tem bom desempenho. Em outras palavras, a fabricante informa que a velocidade máxima supera os 100 km/h. Além disso, o caminhão pode acelerar de 0 a 96 km/h em cerca de 5 segundos.
Conforme a empresa, as baterias têm módulos mais modernos, capazes de armazenar cinco vezes mais energia do que as anteriores. No mesmo sentido, foi possível aumentar a autonomia em até 16%. Na prática, com carga total a autonomia do Tesla Semi passa dos 1000 km, de acordo com a fabricante.
Autonomia passa dos 1000 km
Uma nova versão do caminhão elétrico, com autonomia de cerca de 480 km, está nos planos da Tesla. Porém, ainda não há previsão de data de lançamento. O desenvolvimento das novas baterias teria, segundo a empresa, atrasado o lançamento do caminhão.
Seja como for, em testes realizados em 2022, o Tesla Semi percorreu mais de 805 km entre as recargas. Porém, o alcance pode variar de de acordo com o peso da carga, topografia da estrada e a forma de guiar do motorista. Vale lembrar que a carga máxima do caminhão elétrico é de 37 toneladas.
Conforme a Frito-Lay, as rotas percorridas por seus Tesla Semi serão mais curtas. Ou seja, os caminhões vão transportar salgadinhos partindo do centro de distribuição de Modesto para localidades próximas. Portanto, o trajeto total será de cerca de 300 km. Além disso, o peso transportado corresponde à metade da capacidade do caminhão.
Carregadores sjuperpotentes
A recarga dos caminhões elétricos ocorre por meio de supercarregadores. A Tesla desenvolveu um plugue de carregamento denominado MCS Connector, sigla de Megawatt Charging Solution. Os carregadores são capazes de operar com 750 kWh. Ou seja, é o triplo da capacidade dos automóveis da Tesla, de 250 kW.
Dessa forma, recarregar cerca de 70% da capacidade das baterias leva em torno de 30 minutos. Segundo a Frito-Way, isso é suficiente para garantir 640 km de autonomia. Porém, para repor 100% das baterias o caminhão tem de ficar parado por 90 minutos.
Tesla Semi tem respostas parecidas com automóveis
De acordo com os motoristas da Frito-Lay, o Tesla Semi tem respostas parecidas com as de automóveis. Nesse sentido, o caminhão acelera rapidamente. Assim, a adaptação é fácil. Diferentemente de modelos convencionais, há poucos botões físicos na cabine.
O espaço interno é de cerca de 1 metro de largura e 2 metros de altura. O assoalho é revestido com um material emborrachado e as laterais, de tecido. Além disso, o assento do carona é retrátil, o que permite ampliar o espaço livre. Assim, pessoas de até 1,80 m podem circular facilmente a bordo.
O assento em posição mais central permite visão privilegiada. No mesmo sentido, as câmeras no lugar dos retrovisores convencionais, cujas imagens são projetadas em telas, facilitam a visão do entorno.
Os monitores também trazem várias informações do caminhão, como pressão dos pneus e necessidade de paradas para manutenção, por exemplo. Há, ainda, sistema multimídia, como recursos como som, funções de viagem e acesso a uma série de aplicativos.