O Citroën 2CV Fourgonnette, um do furgões mais conhecidos da marca francesa, está de volta. Porém, não se trata de uma nova geração do modelo, mas de uma releitura. Ou seja, a transformadora italiana Caselani criou um kit de peças que permite deixar o Berlingo com o mesmo visual do carro clássico. Segundo a empresa, as peças podem ser instaladas no furgovan motor a combustão ou elétrico.
Dessa forma, o Berlingo 2CV Fourgonnette é a versão repaginada do utilitário da Citroën. O modelo, que até então era chamado apenas de 2CV Fourgonnette foi lançado em 1951. A primeira geração foi feita até 1954 e teve mais de 1 milhão de unidades vendidas. Seja como for, o carro foi produzido até 1987.
Segundo a empresa italiana, o desenvolvimento do kit contou com o apoio de projetistas e desenhistas da marca francesa. Afinal, era importante que o “resultado tivesse os genes da Citroën”, diz o diretor de estilo da marca, Pierre Leclercq.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Avaliamos o Citroën e-Jumpy, furgão elétrico ideial para entregas urbanas
“O design começou a ser definido nos estúdios da transformadora. E a partir daí começamos a trabalhar em conjunto no projeto", completa Leclercq.
Atributos do novo desenho
Seja como for, para essa recriação, a transformadora desenhou um kit de carroceria fito de fibra de vidro. Depois disso, a dianteira do Berlingo foi completamente redesenhada. Assim, ganhou as características do visual do antigo 2CV. Do mesmo modo, os para-lamas e para-choques receberam novas peças de fibra de vidro adaptadas à estrutura e fixadas por parafusos.
O capô curvo em forma de "V" é mais estreito na parte inferior. Assim traz ainda mais semelhança com a versão clássica. Além disso, há novos vincos. Por sua vez, os faróis redondos estão parcialmente deslocados do capô.
Uma marca registrada do modelo do passado é o símbolo do duplo chevron cromado. E agora, ele ganhou posição de ainda mais destaque, ao ser posicionados no centro da grade dianteira.
As laterais, portas traseiras e o teto imitam a chapa ondulada do 2CV. Porém, agora, esse detalhe é apenas decorativo. Mas, no passado, a função era dar rigidez à estrutura.
Motor
Por outro lado, o 2CV Fourgonnette se tornou um clássico também por causa do seu desempenho. Nesse sentido, o modelo chegava a velocidades médias entre 40 km/h e 50 km/h. E podia carregar até 250 kg de peso, incluindo o motorista.
Portanto, além de o motor de dois cilindros não fazer parte dessa releitura, o Berlingo 2CV Fourgonette se destaca pelo conforto. Nesse sentido, pode transportar três pessoas. Ou levar cinco ocupantes, no caso da versão para passageiros. Ademais, a capacidade de carga é de uma tonelada.
O Berlingo traz ainda sistemas de assistência à condução e de conectividade. E tem motor 1.5 BlueHDi a diesel ou 1.2 PureTech a gasolina. O carro também pode vir com câmbio automático. Há ainda a versão elétrica, com uma autonomia de até 275 km.
Embora a empresa já esteja recebendo encomendas, os preços dos kits não foram relevados.