O caminhão do futuro foi revelado nos Estados Unidos. Pelo menos na visão da Freightliner, marca norte-americana que pertence ao grupo alemão Daimler, dono da Mercedes-Benz. O modelo, batizado de Super Truck II faz parte do programa SuperTruck. Trata-se de uma iniciativa que visa reduzir as emissões de poluentes no setor de transporte rodoviário de carga.
Segundo a empresa, a meta é aplicar as soluções previstas no SuperTruck na próxima geração de caminhões nos EUA. Nesse sentido, o Freightliner Super Truck II traz várias melhorias e inovações. Como resultado, a redução do consumo de diesel chega a 6%.
Caminhão do futuro é mais aerodinâmico
Até no visual o SuperTruck II busca mais eficiência. Afinal, as linhas com poucos cantos vivos e frisos melhoram a aerodinâmica. No mesmo sentido, há pneus de baixa resistência à rolagem. No vídeo abaixo é possível ver, por exemplo, que o capô, por exemplo, é praticamente uma peça única. Além disso, os faróis acompanham a curvatura dos para-lamas.
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De acordo com a área de engenharia da empresa, no caminhão do futuro até a grade dianteira é mais eficiente. Bem como as portas da cabine. Assim, como a resistência ao ar é menor, é preciso menos energia para mover o modelo. Como resultado, há menor arrasto aerodinâmico. Conforme a marca, o ganho chega a 12%.
Primeiro Super Truck é de 2015
Seja como for, o Super Truck não é exatamente uma novidade. Em 2015, a Freightliner apresentou a primeira versão do modelo. Porém, a marca informa que o Super Truck II é muito melhor. Nesse sentido, a capacidade de carga também foi ampliada. O modelo é feito sobre a plataforma do novo Cascadia, o caminhão mais vendido dos EUA. Vale lembrar que o modelo já tem versão elétrica.
Segundo a Freightliner, o SuperTruck II também traz trem de força mais eficiente. Nesse sentido, contribui o sistema elétrico de 48 volts, bem como as baterias de íons de lítio. Além disso, o ar-condicionado, por exemplo, é elétrico. Assim, o consumo de energia é 50% menor que o do sistema convencional, de acordo com a marca. Além disso, ele funciona mesmo com o motor do caminhão desligado.
Novo modelo utiliza a plataforma do Casadia, caminhão mais vendido dos EUA: Foto: Freightliner
Pneus
Da mesma fora, os pneus novos e desenvolvidos especialmente para o caminhão do futuro contribuem para reduzir o consumo. Segundo a marca, o desgaste é menor quando comparado ao de modelos similares. Com isso, também há redução das emissões de poluentes.