Durante a semana de Fenatran, que ocorreu de 7 a 11 de novembro, a Volvo Caminhões faturou um total de R$ 2 bilhões em novos negócios. Os valores envolvem a venda de caminhões, contratos de serviços, planos de manutenção, produtos financeiros, como, por exemplo, seguros e consórcio. Bem como contratos de locação de veículos. Este último, um lançamento.
Seja como for, segundo a Volvo, os números ainda podem aumentar. Isso porque alguns negócios foram iniciados, mas não concluídos na feira. "Trata-se de um volume excepcional de negócios num período curto de tempo. O resultado positivo também se traduz na enorme movimentação de pessoas no estande da Volvo", celebra o diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil, Alcides Cavalcanti.
Nesse sentido, a montadora estima que cerca de 12 mil pessoas tenham passado pelo estande. Entre clientes, fãs e demais pessoas ligadas à área de transportes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM
Produção de caminhões avança 4,2% em outubro
Volvo na Fenatran
Um dos destaques da marca e responsável por parte expressiva do faturamento é a nova geração de caminhões P8. Ou seja, com tecnologias alinhadas ao Euro 6. Conforme antecipamos no Estradão, a nova linha dos caminhões FH, FM e FMX têm consumo de combustível até 8% menor. Mas com as mesmas potências de 380 cv, 420 cv, 460 cv, 500 cv e 540 cv. Assim, o motor D13K chega com novas tecnologias de redução de emissões.
Ademais, a gama VM, além do motor renovado para cumprir os novos limites, passa a ser feito pela Volvo. Até a Euro 5, os motores eram da MWM.
Caminhão elétrico vem ao Brasil até 2024
Contudo, grande parte dos visitantes foi ao estande da marca para conhecer o Volvo FM 100% elétrico. O modelo atende operações de 44 t de PBTC com autonomia de até 300 km. E começa os testes no País em operações reais de clientes já em 2023. Para isso, a Volvo vai trazer ao Brasil versões com motor elétrico. Desde rígidos a cavalos mecânicos nas diversas opções de tração.
Apesar de o modelo não estar à venda, durante a Fenatran alguns transportadores e embarcadores sinalizaram interesse. É por isso que o mercado espera que até o início de 2024 o caminhão elétrico da Volvo esteja disponível por aqui.