O Nikola Tre está envolvido em um recall nos Estados Unidos. Lançado em 2021, trata-se de um dos primeiros caminhões elétricos para operações de média distância do mundo. Porém, o possível defeito não tem nada a ver com o sistema elétrico. Desde o lançamento, foram entregues 93 unidades. Segundo a empresa, há risco de falha no funcionamento do cinto de segurança.
Segundo informações da Nikola, há risco de o conjunto de ancoragem do cinto de segurança se soltar durante o uso. O recall é resultado de um relatório da National Highway Traffic Safety Administration. A NHTSA é responsável pela segurança viária nos EUA.
Leia também: Mercedes-Benz eActros 300 elétrico vai bem na cidade e estrada
Publicidade
Como resultado, a Nikola revisou o projeto do equipamento de segurança. De acordo com a empresa, isso inclui a redução do tamanho do espaçador entre o parafuso de fixação e o dispositivo de ajuste da cinta. Seja como for, não há relado de incidentes envolvendo esse problema.
Engenharia da Nikola descobriu risco
O possível defeito foi descoberto pela própria Nikola. De acordo com a empresa, a equipe de engenharia constatou o risco durante a entrega técnica de uma unidade do Tre. Após análises preliminares, a empresa detectou a possibilidade de falha em todos os caminhões feitos entre 5 de junho de 2021 e 30 de novembro de 2022. Ou seja, somando 93 unidades.
Que fase para a Nikola e a Tesla
Seja como for, o recall ocorre em um momento delicado para a Nikola. Afinal, a marca norte-americana está estreando no mercado europeu. Em setembro, a empresa lançou o Tre (FCEV), a célula a hidrogênio no IAA Transportation, na Alemanha. Também chamado de Salão de Hannover, o evento é o maior e mais importante do setor de transportes no mundo.
Com isso, a estimativa é de que o Nikola Tre FCEV seja lançado no mercado norte-americano até o início de 2023. Para isso, a Nikola assinou um acordo com a Bosch para a construção de uma fábrica no Arizona. Assim, o projeto visa a produção de células a combustível. Esses módulos equiparão o Tre, bem como o Nikola Two. Este, projetado para transporte rodoviário de longas distâncias.
A divisão de caminhões da Tesla também não anda numa boa fase. Recentemente, uma unidade do Semi apresentou pane na Califórnia. Como resultado, o cavalo mecânico travou a alça de acesso de uma rodovia, bloqueando o tráfego. Até o momento, não há informações sobre a causa da falha.