A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está testando, no Brasil, o Constellation autônomo. Ou seja, um caminhão que pode rodar sem motorista. Segundo a empresa, trata-se de um Constellation 31.280 8x4. O modelo atua na operação de colheita de cana da Raízen, no interior de São Paulo. Porém, como o sistema ainda é experimental, por ora sempre vai haver um motorista a bordo.
A informação foi divulgada durante o lançamento das atualizações da linha de caminhões da VWCO. Agora, todos os modelos da Volkswagen atendem o Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões de poluentes é equivalente ao Euro 3. As regras são mais restritivas e entram em vigor em janeiro de 2023.
Leia também: Scania lança caminhões com motores Euro 6 mais potentes e econômicos
Publicidade
Seja como for, o sistema do Constellation 31.280 8x4 é similar ao de outros caminhões autônomos que já estão em operação no Brasil. É o caso do Mercedes-Benz Axor e do Volvo VM. Assim, com a ajuda de radares, câmeras e sensores, o caminhão mantém a trajetória e a velocidade definidas previamente. Bem como reconhece placas de sinalização e obstáculos, além de pedestres e animais, por exemplo.
Volkswagen desenvolveu vários sistemas
De acordo com a Volkswagen, o Constellation autônomo também tem direção com assistência elétrica. Bem como sistema de geoposicionamento em tempo real. O dispositivo utiliza o navegador GPS para identificar a posição do veículo e garantir que a rota será seguida. Conforme a fabricante, o equipamento é extremamente preciso e pode ter variação de apenas 2,5 cm.
Isso evita o esmagamento de mudas e reduz as perdas. Para garantir a segurança, o motorista pode retomar o comando do caminhão a qualquer momento. Além disso, é possível fazer ajustes na operação. Dá para, por exemplo, reduzir ou aumentar a velocidade por meio de teclas no painel de controle.
Câmeras no lugar dos retrovisores
Outro destaque do caminhão são as câmeras no lugar dos retrovisores convencionais. De acordo com a Volkswagen, isso garante visão de 360°. Bem como boa visibilidade durante a noite. A área de engenharia da marca desenvolveu a plataforma de integração dos sistemas de automação.
Assim como reforçou a parte estrutural do modelo. Nesse sentido, os eixos dianteiros têm capacidade de 8 toneladas e os traseiros, com redução de cubo, 13 t. Assim, o peso bruto total (PBT) é de 42 t. Além disso, o Constellation 31.280 8x4 tem pneus de alta flutuação, que reduzem a compactação do solo e aumentam a capacidade de tração.
Da mesma forma, os eixos têm bitola mais larga, de de 3 metros. O motor é o MAN D08 de 280 cv de potência e a transmissão é automatizada de 12 velocidades. Outros destaques são o sistema auxiliar de partida em rampa (HSA).
Há ainda o chamado kit canavieiro. O pacote inclui grade de proteção frontal, escapamento vertical, pré-filtro agrícola e proteção inferior do radiador. Além de protetor de alternador contra palha e térmico das tubulações do sistema pneumático, tela de proteção do radiador, tomada de força, entre outros.