A Iveco leva, ao IAA Transportation, o Salão de Hannover, suas apostas em eletrificação. Entre os destaques está o Nikola TRE. Ou seja, seu caminhão elétrico feito em parceria com a norte-americana e que já roda em testes com clientes nos Estados Unidos. Além disso, apesenta o Nikola Tre Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV). O novo caminhão a célula a hidrogênio deve entrar em produção em 2024. Para o Brasil, uma das novidades será a locação de caminhões.
De acordo com a Iveco, o foco do FCEV vai ser o mercado europeu. Ainda segundo a fabricante, o primeiro tem autonomia de cerca de 500 km e o fuel cell, 800 km. Os dois modelos vão ser feitos em série na fábrica de Ulm, na Alemanha. A planta inaugurada em 2021 é fruto da parceria entre Iveco e Nikola.
Célula a combustível
Porém, a aposta da Iveco na célula a combustível não se resume aos pesados. Nesse sentido, a marca também apresenta a Daily a hidrogênio. Na prática, o sistema utiliza motor elétrico cuja energia é gerada pela célula. Trata-se da eDaily Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV). Nesse caso, a tecnologia foi desenvolvida em parceria com a Hyundai.
Publicidade
De acordo dom a Iveco, a Daily FCEV tem célula de combustível de 90 kW fornecida pela marca sul-coreana. Por sua vez, o motor elétrico gera potência de 140 kW. Ou seja, cerca de 190 cv. Além disso, há seis tanques com capacidade de 12 kg de hidrogênio. O protótipo com peso bruto de 7,2 toneladas foi testado na Europa. Segundo a fabricante, a carga máxima é de 3 t, a autonomia é de 350 km e o tempo necessário para reabastecimento é de 15 minutos.
Iveco a gás no Brasil
De acordo com o presidente da Iveco América do Sul, Márcio Querichelli, 20 caminhões a gás estão em testes no Brasil com clientes da marca. O novo caminhão tem motor Cursor 13 de 460 cv fornecido pela FTP. Trata-se do Iveco Hi-Way, voltado a operações rodoviárias.
Segundo Querichelli, a re de concessionárias está sendo treinada para atender os novos caminhões. De acordo com ele, já há pontos de atendimento em Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Inicialmente, o caminhão vai ter motor importado. Porém, a produção nacional tanto do caminhão quanto do motor deve começar entre agosto e setembro de 2023.
Locação
Sem revelar detalhes, a Iveco informou que vai oferecer serviço de locação de caminhões no Brasil. A marca já tem essa modalidade de negócio na Europa para veículos com combustíveis alternativos ao diesel. No entanto, no Brasil a ideia é que a novidade abranja toda a linha de produtos. Conforme o presidente da Iveco, esse mercado cresce cerca de 2% ao ano.
Segundo o presidente global da unidade de caminhões da Iveco, Lucca Sra, a América Latina representa 12% do faturamento da marca. Porém, a meta é chegar a 25% em cinco anos. O lançamento de caminhões a gás faz parte dessa estratégia.