A Scania realizou um teste de colisão com tanques de caminhões movidos a gás. De acordo com a marca, o objetivo foi comprovar a segurança do sistema. Para isso, o ensaio foi feito na Suécia, onde fica a sede da empresa, com um caminhão com tanques para 80 litros de gás.
LEIA TAMBÉM
IAA Transportation, o Salão de Hannover, retorna repleto de veículos elétricos
Segundo o engenheiro responsável pelos testes, Dan Loftén, foram necessários meses de preparativos. A simulação usou uma barreira com mesmo peso de um carro. Ela foi jogada contra a lateral do veículo. Ou seja, na área onde ficam os tanques de gás.
Publicidade
Conforme o especialista, isso permitiu simular o impacto de um carro de passeio contra o caminhão. "Usamos um cabo de aço para puxar a barreira em direção aos tanques", diz (confira no vídeo abaixo). Depois disso, os engenheiros desmontaram as peças. Assim foi possível avaliar a severidade dos danos, para desenvolver soluções que reforcem a segurança.
Scania aprova sistema
Segundo informações da Scania, o resultado foi satisfatório. Portanto, a simulação permitiu constatar que o sistema é seguro em caso de impacto lateral. De acordo com a fabricante, isso é graças ao tipo de construção. E ao material utilizado nos tanques.
Embora feito na Europa, o teste serve de referência para outros países. Afinal, até o momento a Scania é a única marca a oferecer caminhões a gás no mercado brasileiro. Contudo, em breve isso vai mudar. A Iveco prepara o lançamento do Hy-Way movido a biometano e GNV.
O lançamento será na Fenatran, maior feira do setor na América Latina. A edição de 2022 da mostra ocorrerá entre os dias 7 e 11 de novembro no Expo São Paulo, na zona sul da capital paulista. O credenciamento já está aberto.