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Caminhão JAC 1200 T vira carro-forte elétrico

Caminhão JAC IEV 1200 T passa a integrar a frota da TBForte para o transporte de valores com custos por km rodado até 50% menores segundo a empresa

Andrea Ramos

30 de ago, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Caminhão elétrico da JAC é usado no transporte de valores
Caminhão elétrico da JAC é usado no transporte de valores
Crédito:Divulgação
Caminhão elétrico da JAC é usado no transporte de valores

Um caminhão JAC 100 T é o mais novo integrante da frota da TBForte. Segundo a empresa do grupo TecBan, a novidade faz parte de seu projeto de implantação de carros-fortes 100% elétricos. Trata-se do primeiro modelo desse tipo utilizado pela companhia de transporte de valores. De acordo com a marca chinesa, o peso bruto total (PBT) do modelo é de 7,5 toneladas.

Conforme o geente executivo de operações da TBForte, Alexandre Ventura, a frota da empresa conta com cerca de 500 veículos. Esse número inclui carros-fortes e de veículos de apoio. De acordo com o executivo, todos têm capacidade de 8 t a 9 t de PBT.

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Portanto, o caminhão JAC elétrico tem capacidade menor que o da média da frota da empresa. Porém, seu espaço interno é adequado ao transporte de valores e funcionários. Afinal, o motor e as baterias ficam posicionados na parte inferior do modelo. Assim, a área interna acaba sendo maior. Sobretudo o espaço reservado à carga.

Caminhão JAC se destaca pelo bom torque

Além disso, Ventura lembra que, além de não emitir poluentes enquanto roda, o caminhão JAC se destaca pela boa dinâmica. Isso ocorre graças ao motor elétrico que geta 170 cv de potência e ótimos 122,4 mkgf de torque. Para comparação, um caminhão equivalente com motor a combustão tem torque de 65 mkgf.

De acordo com dados da JAC, as baterias do caminhão têm 97 kWh de capacidade. Assim, a autonomia entre as recargas chega a 240 km. Portanto, é o dobro da distância média percorrida diariamente pelos veículos da transportadora. Ou seja, de cerca de 120 km, sobretudo em trechos urbanos.


Da mesma forma, o custo de operação é bem menor. Afinal, o caminhão JAC elétrico não tem itens como caixa de câmbio, embreagem nem filtros de ar e combustível. Bem como não há fluídos, como óleo de motor, água para o sistema de radiador, etc. Isso também contribui com a redução do peso.

Renovação da frota

Caminhão elétrico da JAC é usado no transporte de valores
Carro elétrico vai operar principalmente em centros urbanos; Fotos: TBForte

De acordo com Ventura, o investimento inicial no caminhão elétrico é mais alto. Afinal, somente o modelo básico, sem as adaptações, como a blindagem, tem preço sugerido de R$ 469.900. Porém, o executivo afirma que, na comparação com veículos similares a diesel, o preço por km rodado é 50% menor.


Seja como for, a empresa pretende ampliar a frota de caminhões 100% elétricos. “À medida que os outros veículos forem envelhecendo, a tendência é a troca por elétricos”, diz Ventura. Vale lembrar que a idade média da frota da empresa gira em torno de oito anos.

Carros-leves elétricos 

Além do caminhão JAC, a TBForte também tem automóveis elétricos da marca chinesa. Os modelos compactos E-JS1 são utilizados em serviços de escolta. Bem como em operações de segurança durante a manutenção de caixas eletrônicos. 

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