Um caminhão JAC 100 T é o mais novo integrante da frota da TBForte. Segundo a empresa do grupo TecBan, a novidade faz parte de seu projeto de implantação de carros-fortes 100% elétricos. Trata-se do primeiro modelo desse tipo utilizado pela companhia de transporte de valores. De acordo com a marca chinesa, o peso bruto total (PBT) do modelo é de 7,5 toneladas.
Conforme o geente executivo de operações da TBForte, Alexandre Ventura, a frota da empresa conta com cerca de 500 veículos. Esse número inclui carros-fortes e de veículos de apoio. De acordo com o executivo, todos têm capacidade de 8 t a 9 t de PBT.
LEIA TAMBÉM: Volvo FMX sem motorista a bordo já roda em operação da Andrade Gutierrez
Publicidade
Portanto, o caminhão JAC elétrico tem capacidade menor que o da média da frota da empresa. Porém, seu espaço interno é adequado ao transporte de valores e funcionários. Afinal, o motor e as baterias ficam posicionados na parte inferior do modelo. Assim, a área interna acaba sendo maior. Sobretudo o espaço reservado à carga.
Caminhão JAC se destaca pelo bom torque
Além disso, Ventura lembra que, além de não emitir poluentes enquanto roda, o caminhão JAC se destaca pela boa dinâmica. Isso ocorre graças ao motor elétrico que geta 170 cv de potência e ótimos 122,4 mkgf de torque. Para comparação, um caminhão equivalente com motor a combustão tem torque de 65 mkgf.
De acordo com dados da JAC, as baterias do caminhão têm 97 kWh de capacidade. Assim, a autonomia entre as recargas chega a 240 km. Portanto, é o dobro da distância média percorrida diariamente pelos veículos da transportadora. Ou seja, de cerca de 120 km, sobretudo em trechos urbanos.
Da mesma forma, o custo de operação é bem menor. Afinal, o caminhão JAC elétrico não tem itens como caixa de câmbio, embreagem nem filtros de ar e combustível. Bem como não há fluídos, como óleo de motor, água para o sistema de radiador, etc. Isso também contribui com a redução do peso.
Renovação da frota
De acordo com Ventura, o investimento inicial no caminhão elétrico é mais alto. Afinal, somente o modelo básico, sem as adaptações, como a blindagem, tem preço sugerido de R$ 469.900. Porém, o executivo afirma que, na comparação com veículos similares a diesel, o preço por km rodado é 50% menor.
Seja como for, a empresa pretende ampliar a frota de caminhões 100% elétricos. “À medida que os outros veículos forem envelhecendo, a tendência é a troca por elétricos”, diz Ventura. Vale lembrar que a idade média da frota da empresa gira em torno de oito anos.
Carros-leves elétricos
Além do caminhão JAC, a TBForte também tem automóveis elétricos da marca chinesa. Os modelos compactos E-JS1 são utilizados em serviços de escolta. Bem como em operações de segurança durante a manutenção de caixas eletrônicos.