O conforto no caminhão é fundamental para quem passa horas dirigindo. Além de melhorar o dia a dia do caminhoneiro, itens como regulagens no assento, por exemplo, ajudam a melhorar a segurança e aumentam a produtividade. Afinal, quanto menos desgastante for a jornada de trabalho, melhor será o desempenho do motorista. No fim das contas, todos ganham, inclusive a transportadora e o embarcador.
Assim, muitas empresas já perceberam essas vantagens. Segundo o diretor-geral da Via Trucks, concessionária da DAF Caminhões, as montadoras estão apostando mais nesse tipo de solução. "Quem trabalha rodando pelas estradas do Brasil sabe qual é a diferença entre um veículo confortável e um duro e nada ergonômico”, diz.
Leia também: ZF lança sistrema antitombamento para implementos rodoviários
Publicidade
De acordo com o engenheiro de pré-vendas da Scania, Ivanovik Marx, o conforto vai muito além de itens como conexão sem fio para celular e geladeira na boleia. “Onde o motorista se senta e a boa posição ao volante são fundamentais”, diz.
Boa visibilidade é fundamental
Conforme Marx, o aspecto mais importante é o bom posicionamento do motorista. Segundo ele, o ideal é que o assento fique mais à esquerda, próximo à porta. Assim, isso garante maior visibilidade. No mesmo sentido, quanto maior for a área envidraçada, melhor. Portanto, há redução de pontos cegos.
"Isso automaticamente traz mais conforto. Porque o motorista não precisa ficar olhando toda a hora pelo espelho retrovisor. Bem como não precisa esticar o corpo a todo momento. Quanto mais movimento ele tem de fazer, mais se cansa”, afirma o especialista.
De olho no assento
O engenheiro da Scania também chama a atenção para a importância de haver opções de regulagem do assento. Ou seja, para inclinação, longitudinal, altura e lombar. “Nos caminhões mais novos também há dá para esvazia o ar do banco. E isso ajuda o caminhoneiro descer mais facilmennte da boleia”, explica.
Outro ponto importante é a densidade de espuma do banco. De acordo com Marx, não adianta o assento ter sistema de regulagem se a firmeza da parte interna não for adequada.
Temperatura na boleia deve ser agradável
O sistema de ar-condicionado, que até recentemente era raro em caminhões, também contribui para aumentar a produtividade. O mais moderno é o digital, Nesse caso, há sensores que ajustam a temperatura automaticamente. Seja como for, mesmo o dispositivo manual é uma mão na roda para quem passa horas ao volante.