Avaliação

Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2 entrega a mais alta tecnologia do segmento

Mercedes-Benz Actros 2045 4x2 é uma boa opção para o transportador que busca um caminhão com recursos avançados de condução e voltados à redução das emissões

Andrea Ramos

06 de jun, 2022 · 11 minutos de leitura.

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Financiamentos de caminhões
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

Quando a Mercedes-Benz apresentou a nova geração do Actros no Brasil, em 2019, a versão 2045 4x2, de entrada da linha, despertou curiosidade. Afinal, como o modelo traz recursos tecnológicos avançados e que fazem mais sentido para uso em longas viagens, ficou uma pergunta no ar. Ou seja, por que alguém compraria um caminhão dessa faixa de preço para rodar trechos curtos e com pouca carga, já que a tração é 4x2? Para responder essa pergunta, avaliamos o modelo com o pacote Styline e tabela de cerca de R$ 830 mil.

Em primeiro lugar, é preciso fazer algumas considerações sobre o segmento e o caminhão. Assim, os cavalos-mecânicos com tração 4x2 geralmente são utilizados em operações de curta e média distâncias. Nesse sentido, vão bem em atividades de logística industrial, por exemplo.

Ou seja, em que o caminhão leva produtos de uma empresa para outra. Como resultado, na maioria das vezes ele faz a viagem de volta vazio. Seja como for, esses caminhões 4x2 costumam rodar, no máximo, 1.000 km por viagem.


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Além disso, há a chamada Milk Run. Ou seja, em operações em que o caminhão leva um determinado tipo de mercadoria e volta carregado com outro. O nome, que significa Corrida do Leite, refere-se ao antigo processo de entrega de leite, em que as garrafas cheias eram deixadas na porta dos clientes e as vazias, coletadas e enviadas à fábrica.

Porém, nos dois casos os Mercedes-Benz Axor 1933, com motor de 9 litros e 330 cv, 2036 e 2041, com motores de 12 litros de 360 cv e 410 cv, respectivamente, fazem mais sentido. Isso porque custam menos que a versão de entrada da linha Actros.

Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2
Actros avaliado tinha câmeras em vez de espelhos retrovisores convencionais; Fotos: Mercedes-Benz

Ou seja, o Actros 2045 4x2 tem tabela inicial de cerca de R$ 800 mil, no caso da opção com todos os sistemas ativos de segurança. Para comparação, o Axor 2041 parte de cerca de R$ 660 mil.

Um novo mercado potencial para o Actros cresce na pandemia

Tão logo o Actros 2045 chegou ao mercado, começou a pandemia da covid-19. Segundo a Mercedes-Benz, isso prejudicou a venda do modelo. Até agora, apenas 27 unidades foram emplacadas. Seja como for, no segmento de cavalos-mecânicos pesados rodoviários, as versões 4x2 representam menos de 15% do total de emplacamentos.

Seja como for, os executivos da marca acreditam que os números vão crescer. Segundo eles, isso será resultado do aumento das operações do comércio eletrônico. Nesse sentido, essas companhias passaram a fazer mais viagens e para locais distantes.


Ademais, grandes empresas, como FedEx, Jadlog e Correios, ampliaram participação nesse mercado. Essas companhias têm metas de ESG, sigla para desenvolvimento ambiental, social e de governança corporativa. Assim, miram a redução de acidentes. Por isso, investem em caminhões com tecnologias de segurança avançadas, como o Actros.

O mais completo dos cavalinnhos 4x2

Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2
Cabine é muito bem equipada e o acabamento, bastante caprichado

Nesse sentido, o Actros 2045 4x2 vem de série com várias soluções eletrônicas. Uma das mais avançadas é o assistente ativo de frenagem (ABA 5). Por meio de câmera e radar, o sistema pode identificar veículos e ciclistas, bem como pedestres. Assim como obstáculos estáticos e móveis. 


E, se o motorista não esboçar reação diante de risco iminente de acidente, o caminhão freia sozinho e pode até parar completamente. Além disso, o Actros tem sensor de ponto cego, assistente de fadiga e controle eletrônico de estabilidade. Tudo isso vem de fábrica.

Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2
Novo caminhão da Mercedes-Benz tem faróis de longo alcance, sensores de obstáculos e radar

Eco Roll protagoniza

Durante a viagem de avaliação, o Estradão embarcou no Actros 2045 4x2 no trecho entre o Rodoanel e a rodovia Carvalho Pinto, na grande São Paulo. No trajeto havia aclives e declives intensos. Dessa forma, foi possível conhecer bem os recursos da transmissão Powershift 3.


A caixa automatizada de 12 marchas tem três modos de condução: Eco Roll, Power e Standard. Assim, o Eco visa a redução do consumo de diesel. Essa opção atua em conjunto com o chamado Predictive Powertrain Control.

Ou seja, o dispositivo utiliza o navegador GPS para saber de antemão como é o local por onde o caminhão vai passar. Portanto, se houver um declive na pista, por exemplo, o sistema desacopla a caixa de marchas. Isso ocorre com mais de 100 metros de antecedência,

Dessa forma, o caminhão aproveita o embalo com a transmissão em posição Neutro. Entre os motoristas, esse recurso é conhecido como banguela eletrônica. Assim, se algum comando for acionado, como freio ou acelerador, o sistema se reconecta sozinho.


Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2
Amplo espaço interno e muito conforto para motorista e passageiro

Motor de 450 cv sobra

Com o Eco Roll ligado e rodando a 80 km/h, em 11ª marcha, a rotação do motor não passou das 600 rpm. Ou seja, bem abaixo da faixa verde, que vai de 1.000 a 1.800 rpm. Em um trecho da rodovia, o instrutor da Mercedes-Benz e "Embaixador do Voz das Estradas", João Moita, utilizou o recurso por mais de 5 km.

O motor OM 460 de 13 litros “sobra” em um caminhão 4x2 com 41 toneladas de peso bruto total (PBT). Assim, o caminhão embala com facilidade. Colabora com isso o bom torque, de 224 mkgf a partir das 1.000 rotações.


Aliás, ao perceber que a velocidade passava de 82 km/h, Moita acionou o segundo estágio do freio-motor. Nesse momento, a rotação subiu para 2.200 rpm. Porém, em nenhum momento foi preciso pisar no pedal do freio.

Assim, ao utilizar todos os recursos ao longo dos 184 km da viagem, fizemos a média de 3,4 km por litro de diesel.

Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2
Sistemas avançados incluem multimídia com tela de 10,25 polegadas sensível ao toque

Cabine caprichada

O Actros 2045 4x2 equipado com o pacote Styline traz itens como suspensão pneumática nos quatro pontos da cabine. Bem como bancos de couro com massageador, suspensão pneumática e várias opções de regulagem de altura e profundidade.

Além disso, há câmeras no lugar dos retrovisores e cama beliche retrátil. Sob essa área há uma geladeira. O painel de instrumentos é digital, configurável e tem 10,25 polegadas. O sistema multimídia tem tela do mesmo tamanho e sensível ao toque.

Nesse caso, projeta informações do navegador GPS e do dispositivo de som. Bem como os controles de iluminação interna e externa e os ajustes do ar-condicionado, entre outras funções.


Vale lembrar que o Actros 2045 4x2 é oferecido com configuração única de cabine. Ou seja, leito com teto alto. Assim, são 3.710 mm de altura, 2.520 mm de largura e 3.852 mm de comprimento. A distância entre os eixos é de 3.550 mm.

Teste: Mercedes-Benz Actros 2045 4x2
Versão de entrada da linha Actros mira operações de transporte do comércio eletrônico

Veredicto

Repleto de equipamentos, o Actros 2045 4x2 pode parecer um exagero para quem roda pouco e transporta até 41,5 t. Ou mesmo 46 t se o caminhão estiver equipado com semirreboque vanderleia. Mas traz vantagens como avançados sistemas de segurança ativa. Bem como dispositivos que colaboram com a redução do consumo de diesel. Resta saber se o comprador estará disposto a pagar mais por isso.


Ficha Técnica
Actros 2045 4x2

Fonte: Mercedes-Benz
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