A Goodyear está lançando no Brasil o KMax S GEN2. O novo pneu para caminhões e ônibus chega nas medidas 295/80 R22,5. Segundo a fabricante, trata-se de uma evolução da Max Series, lançada no País em 2015. Assim, a família KMax S GEN2 terá novos integrantes em breve.
Leia também: Venda de consórcio de caminhões cresce 96% no Brasil
Portanto, até o fim do ano a Goodyerar promete lançar a medida 275/80 R22,5. Ou seja, destinada a caminhões e ônibus médios e semipesados rodoviários. A marca iniciou a oferta para veículos pesados porque o segmento representa 50% do total de suas vendas de pneus para veículos de carga.
Publicidade
"Trouxemos um pneu que preenche todas as demandas dos clientes. Assim, queremos ganhar participação (de mercado). Por isso, iniciamos o lançamento da nova geração por essa versão", diz o gerente sênior de marketing da Goodyear, Fábio Garcia.
Mercado movimenta R$ 9 bi por ano
Nesse sentido, a Goodyear estima que o mercado do qual faz parte essa linha de pneus movimenta cerca de R$ 9 bilhões por ano. Dessa forma, em 2023 o segmento deve absorver 3,3 milhões de unidades. Porém, os números estão crescendo. Assim, para 2027 a expectativa é que sejam vendidos 3,6 milhões desses pneus.
Ou seja, o crescimento deverá ser de 9%. Entretanto, a fabricante não revela qual é a sua participação de vendas nesse segmento. Tampouco, o quanto projeta crescer em 2023.
KMax foi avaliado em testes reais
Antes de ser lançado, o novo KMax S rodou cerca de 49 milhões de quilômetros em operações reais de transporte. Assim, o pneu foi avaliado pelas transportadoras IC Transportes, Transportes Bertolini e Transportes Cavalinho.
Como resultado, segundo Garcia, o KMax pode rodar 11% quilômetros a mais que o modelo da primeira geração. Em outras palavras, em uma operação de transporte de grãos, por exemplo, isso representa mais 750 toneladas de produto movimentado.
Por sua vez, no caso de transporte de passageiros, o avanço representa cerca de 2 mil passageiros a mais. Nesse sentido, colabora a banda de rodagem mais rígida e 4% mais larga, o que também melhora a dirigibilidade. Assim como as quatro cintas de aço. De acordo com a Goodyear, isso contribui com a robustez do pneu e permite um maior número de recapagens.
Além disso, a linha KMax S conta com a tecnologia batizada pela Goodyear de Intellimax Rib. De acordo com a empresa, trata-se de uma técnica de raias interligadas que permitem um desgaste mais regular. Na prática, isso aumenta a durabilidade do pneu. Os canais internos largos evitam a retenção de pedras.
Gerenciamento e monitoramento
Assim como a geração anterior, a nova gama tem identificação por meio de chip RFID (identificação por radiofrequência). O sistema pode vir de fábrica ou instalado posteriormente. Assim, o dispositivo funciona como uma etiqueta, colada na parte interna do pneu.
O recurso, oferecido como opcional, permite monitorar e gerenciar os pneus da frota, por exemplo. De acordo com Garcia, dá para reduzir custos com pneus em até 15%. Para isso, o sistema avisa sobre o momento ideal de realizar a recapagem. Bem como monitora o desgaste dos sulcos, por exemplo.