O caminhões Mercedes-Benz Actros, e-Actros e Arocs já estão vindo com a segunda geração da MirrorCam. Ou seja, o sistema de câmeras que substitui os espelhos retrovisores. A novidade é oferecida na Europa desde o mês de abril. Porém, em breve deve chegar a outros mercados, como o Brasil. Aqui, o sistema é vendido como opcional.
Segundo o chefe de desenvolvimento da Mercedes-Benz, Uwe Baake, as atualizações foram feitas com base em conversas feitas com clientes. “As experiências no dia a dia formaram as bases para fazermos novos ajustes. Especialmente em termos de exibição (das imagens) e segurança”, diz.
Leia: Testamos o novo Mercedes-Benz Actros 2653 é o caminhão tecnológico de mais de R$ 1 milhão
Publicidade
Braços de câmera mais curtos
Nesse sentido, foram feitas mudanças também na parte externa do MirrorCam. Os braços das câmeras em ambos os lados do caminhão ficaram 10 cm mais curtos. Isso se aplica tanto a modelos com cabine estreita quanto larga. De acordo com a Mercedes-Benz, isso ajuda o motorista em manobras em marcha a ré, por exemplo.
Ademais, no caso da cabine de 2,50 metros de largura, a câmera ficava além do espelho do meio-fio, que está à vista do motorista. Assim, o braço mais curto evita pancadas em obstáculos na beira da estrada, com galhos de árvores.
Novos recursos
Conforme a Mercedes-Benz, foram feitos outros ajustes no corpo da câmera. É o caso de uma borda para gotejamento, incorporada na parte inferior da MirrorCam. Dessa forma, a água não escorre mais para a superfície da lente. Até então, a visibilidade na chuva podia ficar prejudicada.
Além disso, na parte de software o mapeamento de tons das imagens foi melhorado. Da mesma forma, foram feitos ajustes no brilho de exibição das imagens. Isso facilita bastante as manobras à noite e em locais fechados em mal iluminados.
Segurança e a conveniência do motorista
Outra novidade é o modo de visualização grande angular. Da mesma forma, em manobras para trás as linhas de distância garantem maior segurança. Isso porque vão mostrando a distância do caminhão em relação a objetos e obstáculos como paredes, por exemplo.
Além disso, a câmera está integrada aos demais sistemas de segurança ativo. Assim, se em uma curva, por exemplo, o motorista não enxergar um ciclista ou pedestre, o dispositivo entra em ação de modo automático. Assim, o chamado assistente de atividade lateral reduz a velocidade para 20 km/h.
Seja como for, a marca não confirma quando a nova geração do MirrorCam chega ao Brasil. Porém, dá para supor que isso ocorra no início de 2023. Ou seja, quando entrar em vigor as novas regras de controle de emissões de poluentes para caminhões.