A Volvo Trucks deu início às vendas dos caminhões FH, FM e FMX 100% elétricos na Europa. Assim, a marca sueca amplia a oferta de modelos. Portanto, passa a contar com veículos com motores a diesel, gás e bateria. As vendas dos novos elétricos começam pelos cavalos-mecânicos. Segundo a Volvo, os caminhões elétricos rígidos dessas linhas também estão a caminho. A ideia é fazer o lançamento até o quarto trimestre deste ano.
LEIA TAMBÉM: Mãe australiana ganha a vida puxando 175 toneladas do Volvo FH 16
Ou seja, está previsto para setembro o início da produção dos tratores elétricos. Eles vão ser feitos na fábrica de Tuve. A unidade fica em Gotemburgo, na Suécia. Segundo a Volvo, clientes de mais de 20 países europeus já haviam feito encomendas dos novos modelos. Até agora, as pré-vendas somam 1.100 unidades.
Publicidade
"Demos um grande passo para a mobilidade elétrica", diz o presidente da empresa, Roger Alm. "Há muito interesse por parte dos clientes. E muitos já realizaram seus pedidos", confirma o executivo.
Volvo amplia oferta de elétricos no mundo todo
Com a nova linha de caminhões elétricos pesados, a marca passa a oferecer um amplo portfólio de veículos do tipo. Isso porque a marca já vendia as famílias FL e FE. Bem como a VNR, focada na América do Norte. Ou seja, trata-se da mais ampla gama de caminhões elétricos feitas por uma única marca.
De acordo com a Volvo, a meta é ampliar esse número ainda mais. Nesse sentido, a marca pretende atender desde o segmento de distribuição urbana e descarte até o de construção civil e transporte regional. Até 2030 metade de suas vendas globais deverá ser de caminhões a eletricidade.
Atualmente, a Volvo Trucks é líder de vendas do segmento na Europa. Em outras palavras, em 2021, quando oferecia apenas as linhas FE e FL, sua participação foi de 42%. De acordo com a empresa, os principais mercados para caminhões elétricos são Noruega, Suécia e Alemanha.