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Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante do seu tempo

Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante e charmoso dos anos 1950 na Itália. Desenvolvido para aproveitar o bom momento que o transporte público vivia

Andrea Ramos

23 de jan, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante do seu tempo
Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante do seu tempo
Crédito:Divulgação
Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante do seu tempo

O ônibus Golden Dolphin é considerado um dos mais icônicos de sua época. O modelo feito pela Viberti, então um fabricante conhecido por produzir reboques e semirreboques, conquistou o mercado italiano logo após a segunda guerra mundial.

Nesse sentido, vale ressaltar que a Viberti era um fabricante tradicional da cidade de Turim, Itália. E que se destacou pela qualidade de seus produtos direcionados ao transporte. E por causa dessa boa fama, durante a segunda guerra mundial, também começou a desenvolver equipamentos direcionados ao transporte de militares.  

Contudo, no pós-guerra, a marca tornou-se líder no mercado italiano em vendas de reboques e semirreboques. Culminando na liderança absoluta desses equipamentos para o mercado europeu.


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Um design especial

Ademais, para os diretores da Viberti o céu era o limite. Então, a companhia resolveu entrar no mercado de duas rodas. Algo bastante tradicional na cultura do transporte italiano. Assim, nasceu a Vi-Vi, divisão de motocicletas da marca. O design da Vi-Vi atraia o consumidor de duas rodas. E garantiu outro sucesso para o grupo.

Nesse sentido, em 1950, com o aumento da demanda por transporte público não apenas na Itália, mas em todo território europeu, a Viberti resolveu aproveitar a boa fama do seu design para fazer algo inovador. Porém, para o mercado de ônibus. Então a empresa desenvolveu o Golden Dolphin (golfinho dourado em tradução livre).

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Aliás, o animal serviu de inspiração para os designers da companhia. Logo se percebe ao ver o desenho traseiro do veículo. Que remete a uma nadadeira. Porém, com a função maior do que estética. Ou seja, servia para deixar a condução mais estável.

Mas a cereja do bolo, no entanto, era a cor dourada do veículo. E que ajudou a dar significado a todos os itens de conforto que o ônibus entregava.

O Golden Dolphin nos detalhes

Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante do seu tempo
Divulgação

O desenho do Golden Dolphin atrai pela ampla área envidraçada. Nesse sentido, segundo os designers a ideia era oferecer uma visão privilegiada aos viajantes, bem como para o condutor. Garantindo, assim, a segurança. Vale ressaltar que a estação de trabalho do motorista remetia uma espécie de "cápsula". Com o volante e o assento centrados no meio do chassi.

Apesar de ser algo nada comum, até mesmo para os dias atuais, a proposta visava apresentar ao mercado algo extravagante. Assim como era a sua mecânica. O Golden Dolphin contava com motor disel, mas com turbina a gás, desenvolvendo cerca de 400 cv. Ou seja, também algo fascinante para o transporte de passageiros da época.

Embora não haja dados específicos sobre seu torque, os fabricantes afirmaram que o veículo chegava a atingir uma velocidade máxima de 200 km/h. 


Ademais, o ônibus equipava suspensão independente em cada eixo. Assim, deixava de lado as clássicas molas de lâmina. Dessa forma, os passageiros contavam com mais conforto a bordo. Sem aqueles impactos causados por buracos ou irregularidades do piso.

Originalmente, o Golden Dolphin tinha quase 12 metros de comprimento. Mas por causa das vibrações, o chassi foi encurtado. E os fabricantes passaram a oferecer o modelo em duas configurações: de 18 e 32 lugares. A versão de 18 lugares tinha banheiro e um pequeno closet, para troca de roupas.

Golden Dolphin foi o ônibus mais extravagante do seu tempo
Divulgação

Todavia, além dos cintos de segurança individual, cada assento contava com um sistema de rádio com seus respectivos controles. Na parte superior havia ainda o sistema de ar condicionado. Ou seja, novidade para aqueles anos. 

Um ônibus para a história

Seja como for, não se sabe ao certo quantas unidades do Golden Dolphin foram produzidas. Mas seu alto custo de produção levaram a Viberti acabar com o projeto.

Mesmo assim, o veículo serve até hoje como objeto de estudo de engenheiros e apaixonados por veículos de transporte. Além de ter ficado para história como um dos ônibus mais "Premium" e mais rápido do seu tempo.


Por sua vez, a Viberti foi uma das marcas mais populares da Itália até a década de 1980. Contudo, em 2011, a marca foi vendida para a fabricante italiana Acerbi e, desde 2016, faz parte do grupo polonês Wielton.

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