Você está lendo...
Semirreboque de pouso para drone é projetado na Europa; veja o vídeo
Notícias

Semirreboque de pouso para drone é projetado na Europa; veja o vídeo

Empresas europeias se unem e criam semirreboque para pouso de drone elétrico direcionado ao transporte de carga do futuro

Redação

21 de jan, 2022 · 3 minutos de leitura.

Semirreboque
Semirreboque Vertipad foi desenhado para servir de base para decolagem e pouso de drones elétricos
Crédito:Schwarzmüller/Divulgação

Em breve, o mercado contará com um semirreboque inovador. A Schwarzmüller, fabricante de implementos austríaca, criou uma carreta capaz de se converter em uma plataforma de pouso e decolagem para drones.

A criação ocorreu por uma demanda da Volocopter. Startup desenvolveu um drone elétrico destinado ao transporte de cargas. Dessa forma, o semirreboque Vertipad e o drone elétrico, denominado Volodrone, atuarão em conjunto.

O conceito foi apresentado durante o Congresso de Mobilidade, evento que ocorreu em Hamburgo, Alemanha. No local, o drone elétrico realizou o seu primeiro voo, mas ainda como teste.


Seja como for, a Schwarzmüller pretende iniciar os testes com clientes até o início de 2023. Dessa forma, para o CEO, Roland Hartwig, com esse projeto, ambas as empresas poderão expandir suas tecnologias. Todas voltadas para o transporte do futuro.

Semirreboque servirá de base


De acordo com o fabricante austríaco, o Vertipad é um semirreboque padrão, mas com a vantagem de se desdobrar em uma plataforma de decolagem e pouso. Basta apenas "apertar um botão".

Para isso, uma subestrutura se estende para fora do chassi. Assim, as paredes da carreta se desdobram e lembram ao formato de um origami. Isso cria uma plataforma circular com um diâmetro de 20 metros.

"O Vertipad atende às atividades multimodais. E apesar de ser direcionado para o transporte de carga pesado, ele  se conecta à última milha. Ou seja, o transporte ferroviário, aéreo e marítimo", explica Hartwig.


De acordo com a Volocopter, o VoloDrone deve ser capaz de transportar cargas de até 200 kg, a uma distância de voo de 40 km. O desafio agora é reduzir sua tara. Segundo o fabricante, ele pesa o equivalente a um automóvel pequeno.

Segundo a Schwarzmüller, as aplicações possíveis não se limitam apenas às rodoviárias. Podem funcionar bem na agricultura. Assim como no setor de serviços públicos. Bem como de portos a navios, por exemplo. Existem ainda oportunidades para ele atuar na entrega dentro dos canteiros de obra e mineração.