A DAF ganhou o International Truck of The Year 2022. A premiação foi para a nova geração de caminhões das linhas XF, XG e XG⁺. Segundo o júri, esses modelos se destacaram pela eficiência e segurança. Bem como pelo conforto, sobretudo por causa do amplo espaço na cabine. O grupo de jurados tem 24 jornalistas especializados da Europa. Dessa forma, a premiação é uma das importantes do setor de transporte do continente.
Leia também: Van elétrica da JAC lembra Sprinter e ter torque de caminhão
A premiação da DAF ocorreu durante a Solutranas, exposição do segmento de transportes em Lyon, na França. Participam caminhões lançados nos últimos 12 meses que trazem contribuições relevantes para a melhoria do transporte rodoviário de carga. Ou seja, vários aspectos entram na avaliação. Por exemplo: inovação tecnológica, conforto, segurança, e dirigibilidade. Também são analisados o consumo de combustível e o custo total de propriedade (TCO).
Publicidade
"A DAF é a primeira fabricante a lançar uma geração de caminhões desenvolvida com base nas novas leis europeias. Portanto, traz cabine e componentes inovadores", diz o presidente do júri do prêmio de Caminhão Internacional do Ano 2022, Gianenrico Griffini. Nesse sentido, XF, XG e XG⁺ têm para-brisa maior e com formato curvo. Além de janelas com linha de cintura baixa, entre outras atualizações. De acordo com o júri do prêmio, isso garante melhor visibilidade e, portanto, maior segurança.
DAF XF a hidrogênio é destaque
Nesse sentido, colabora o sistema de câmeras, que substitui os espelhos retrovisores convencionais. O prêmio foi entregue ao presidente da DAF Trucks, Harry Wolters. Ele dedicou o reconhecimento aos mais de 12 mil colaboradores da empresa no mundo todo. Segundo ele, a nova geração XF, XG e XG⁺ representa o maior projeto de inovação nos mais de 90 anos de história da companhia.
A DAF também recebeu o 2022 Truck Innovation Award. O prêmio de inovação foi concedido ao XF H2, movido a célula a combustível. "Esse prêmio ressalta nossa filosofia de explorar o conjunto completo de tecnologias rumo à descarbonização do transporte", diz o diretor-executivo de desenvolvimento de produtos da DAF, Ron Borsboom. De acordo com ele, essa tecnologia pode se tornar interessante num futuro próximo.