A linha Tourrier é considerada pela Mercedes-Benz como um marco no setor de ônibus nos Estados Unidos. O modelo foi definido como o Mercedes-Benz dos ônibus. Ou seja, trata-se de uma referência feita pelo pessoal de marketing da fabricante de origem alemã. Afinal, a invenção do ônibus é atribuída a Karl Benz, o fundador da marca. As versões oferecidas são Business e Premium.
Leia também: Mercedes-Benz lança chassi de ônibus elétrico eO500U no Brasil
Seja como for, as duas têm três eixos e 13,9 metros de comprimento. Da mesma forma, ambas podem receber plataforma para facilitar a entrada de cadeiras de rodas, por exemplo. Na parte de fora, só há diferenças em detalhes no conjunto óptico e na grade. Por sua vez, é na lista de equipamentos e no acabamento que cada versão revela sua personalidade.
Publicidade
Em ambas, o acabamento é para lá de luxuoso. Isso inclui poltronas amplas e várias opções de tecidos e revestimentos, incluindo o tipo e a cor das costuras. Porém, na Premium os assentos são 6 cm mais largos. Além disso, entre cada dupla de assentos há duas tomadas do tipo USB e de 110v. A iluminação interna é feita com luzes de LEDs. Entre os opcionais da versão Premium há até teto solar panorâmico.
Conforto de Classe Executiva ou de Primeira Classe
Mas acima de tudo, o Tourrider também não decepciona no campo da segurança ativa. Logo, o veículo reúne um pacote de recursos que reduzem a possibilidade de acidentes. Assim, motoristas e passageiros estarão amparados por sistemas de câmeras, sensores e radares capazes de identificar, alertar e intervir na condução.
Nesse sentido, o Tourrider incorpora sistema de frenagem de emergência autônoma, detector de ponto cego lateral, piloto automático adaptativo à velocidade do veículo que vai à frente, leito da faixa de pista e detector de fadiga do motorista.
Mercedes-Benz Tourrider tem tecnologias avançadas
Os ônibus são repletos de equipamentos de segurança. Vários deles já estão nos caminhões da Mercedes-Benz, Ou seja, a linha Tourrider traz um amplo pacote de itens que ajudam a reduzir o risco de acidentes. Isso inclui câmeras, sensores e radares. Assim, os ônibus são capazes de identificar a presença de pedestres, ciclistas e outros veículos.
Além disso, o Tourrider tem sistema de frenagem de emergência automática. Bem como detector de ponto cego nas laterais e controlador adaptativo de velocidade. O dispositivo mantêm a distância do veículo que vai à frente. Outros recursos avançados são o detector de saída involuntária de faixa de rolagem. Há ainda alerta de fadiga do motorista.
Na parte mecânica, a linha de ônibus da Mercedes-Benz traz o motor OM 471. Com 12,8 litros e instalado na traseira, gera potência de 450 cv a 1.625 rpm e torque de 214 mkgf a partir das 1.075 rpm. Trata-se do mesmo seis-cilindros utilizado na nova linha de caminhões Actros. Porém, nesse caso a potência é de 530 cv. A transmissão automática de seis velocidades é fornecida pela Allison.