A Peugeot confirmou nesta terça-feira (28) o lançamento do e-Expert no Brasil. Embora não tenha revelado a data exata da estreia, a marca informa que aversão 100% elétrica da van chega ainda em 2021. Da mesma forma, a empresa não deu detalhes sobre quais versões virão. Tampouco citou preços ou posicionamento de mercado.
Leia também: Ônibus elétrico da BYD entra em testes em Ribeirão Preto
Apresentado em maio do ano passado na Europa, o Peugeot e-Expert será o primeiro modelo do tipo oferecido no País por uma marca com grandes volumes de vendas. Por ora, apenas as chinesas BYD e JAC Motors tinham opções elétricas no segmento. Seja como for, o e-Expert tem grande capacidade de carga. Ou seja, são 1.275 kg, ante 720 kg do BYD T3, por exemplo. .
Publicidade
Na Europa, o Peugeot e-Expert está disponível em três versões. Nesse sentido. há opções com comprimento total entre 4,6 e 5,3 metros. Além disso, a linha tem variante para até nove passageiros. Bem como opção de cabine-chassi. Assim, conforme o caso, o peso bruto total (PBT) pode variar de 2.800 e 3.100 kg.
Autonomia de 330 km
A linha e-Expert utiliza a plataforma EMP2. Ou seja, uma base desenvolvida pelo Grupo PSA, que atualmente faz parte da Stellantis. Portanto, há duas opções de configuração. Com baterias de 50 kWh, a autonomia é de cerca de 230 km. Segundo a marca, no caso do sistema com 75 kWh, o modelo pode rodar até 330 km sem recarregar.
De acordo com a Peugeot, em sistemas rápidos de recarga, dá para repor 80% das baterias em cerca de 45 minutos. Isso para a versão com 75 kWh. Assim como em outros veículos do tipo, os módulos das baterias ficam sob o assoalho. Portanto, sua instalação não comprometeu a área disponível para carga. Assim, no e-Expert há 6,6 m² de capacidade. O seja igual à da versão com motor a diesel.
O Peugeot e-Expert tem motor elétrico de 100 kW. Como resultado, a potência é de cerca de 134 cv e o torque, de 26,5 mkgf. Segundo a Peugeot, a van acelera de 0 a 100 km/h em 13,1 segundos. Além disso, a velocidade máxima é de 130 km/h. A boa oferta de torque, disponível instantaneamente, garante ultrapassagens seguras.
Conforme a Peugeot, o modelo leva 12,1 segundos para retomar velocidade e passar de 80 km/h para 120 km/h. Na Europa, o pacote de equipamentos é generoso. Entre os destaques, a van elétrica da Peugeot tem navegador GPS, frenagem automática de emergência e alerta de risco de colisão. Bem como sensores de obstáculos, câmera atrás e central multimídia com tela de 7 polegadas sensível ao
toque. Na Alemanha, o preço é de € 36 mil. Isso dá uns R$ 230 mil na conversão direta, sem impostos.