Um Mercedes-Benz 1944 S chamou a atenção da fabricante no Brasil. Isso porque o cavalo-mecânico feito em 2004 rodou 2 milhões de quilômetros sem que o motor passasse por retífica. Trata-se de um feito e tanto. Sobretudo porque o dono do caminhão não é o primeiro proprietário.
Ou seja, o caminhoneiro autônomo Edson Carlos Araújo é o segundo dono. De acordo com ele, o motor de 435 cv de potência é muito robusto. Porém, o motorista diz que a marca foi atingida porque todas as revisões e manutenções são feitas seguindo as orientações da Mercedes-Benz.
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Seja como for, o modelo da série FSK foi adquirido pelo caminhoneiro de Anápolis (GO) em 2011. Segundo ele, desde então o 1944 S rodou cerca de 1,4 milhão de quilômetros. Ou seja, em média, o caminhão percorreu 117 mil km por ano.
Mercedeiro desde a infância
Como resultado, Araújo ganhou um belo presente da Tecar Diesel. Ou seja, a concessionária da Mercedes-Benz em Anápolis fez a repintura completa da cabine. Além disso, o caminhão vai receber faixas adesivas nas portas e novas peças de acabamento. Bem como um novo para sol.
Porém, Araújo não deixou de trabalhar durante a restauração de seu caminhão. Nesse interim, a Tecar emprestou um Axor 2644 da frota da Mercedes-Benz.
Assim, o filho de caminhoneiro diz que guarda boas lembranças da empresa. Segundo ele, uma das mais marcantes é do Mercedes-Benz 1111 do pai. “Ficou registrado para mim desde criança. E meu filho, de 18 anos, já está no mesmo caminho”, diz, com orgulho.
Meta agora é chegar a 2,5 milhões de km
De acordo com Araújo, a reforma só fez aumentar sua paixão pelo 1944 S. Portanto, ele nem pensa em se desfazer do caminhão. "Quero chegar a 2,5 milhões de quilômetros com esse motor, que é uma maravilha”, afirma.
Segundo o caminhoneiro. após comprar o 1944 S 6x2 ele passou a trabalhar com um semirreboque baú carga seca. Porém, depois de dois anos mudou para um bitrem graneleiro. Atualmente, o caminhão de Araújo está implementado com um bitrem.
Assim, ele afirma que transporta, em média, 30 toneladas de óleo vegetal de soja a cada viagem. Nesse sentido, suas principais rotas são nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte. Porém, ele afirma que,.se o frete for bom, vai para qualquer ponto do País.
Motor Mercedes-Benz OM 457 LA tem boa fama
“Meu caminhão é o meu parceiro de estrada. É a minha segunda casa. Ou até a primeira, porque vivo mais dentro dele do que na minha própria casa”, afirma.
Afinal, não faltam motivos para ficar a bordo do 1944 S. Nesse sentido, colabora o motor OM 457 LA, um dos mais famosos da fabricante no Brasil. Segundo o gerente sênior de produto caminhão da Mercedes-Benz, Marcos Andrade, mais de 100 mil unidades estão em caminhões e ônibus da marca.
Como resultado, há boa oferta de peças e serviços, mesmo longe dos grandes centros urbanos. lizar qualquer manutenção. Assim, embora o OM 460 que está no novo Actros seja muito mais moderno, ele tem várias peças herdadas do veterano.