A DAF acaba de apresentar na Europa uma nova geração de caminhões. Assim, com o tema “Iniciando o Futuro” o destaque são os modelos XG e XG+. Nesse sentido, a marca holandesa inaugura um novo segmento de mercado. Ou seja, a evolução da linha XF foca caminhões premium.
Nesse sentido, a cabine do XG tem de 330 mm a mais de comprimento na parte traseira. Bem como parte frontal mais avançada em 160 mm. Dessa forma, o espaço para o motorista é amplo.
Assim, a DAF é a primeiro fabricante com uma linha de caminhões baseada nos novos regulamentos europeus referentes às dimensões. Além disso, o desenho privilegia a aerodinâmica.
Publicidade
Nova cabine ajuda na redução do consumo
Segundo a DAF o resultado é a redução de até 10% no consumo de diesel. Portanto, nos níveis de emissões de CO2 a queda é equivalente.
Colabora com isso o desenho cônico. Assim como o para-brisa mais curvado. No mesmo sentido, a DAF melhorou a vedação da cabine.
Bem como instalou câmeras no lugar os espelhos retrovisores convencionais. O sistema é similar ao do Mercedes-Benz Actros.
DAF tem motor Paccar mais eficiente
Segundo a DAF, os motores Paccar MX-11 e MX-13 também foram atualizados. Assim, receberam sistema de pós-tratamento de gases mais eficiente.
Ou seja, atendem as regras do Euro 6. No caso do MX-11, as potências vão de 370 cv a 450 cv. Já o MX-13 gera de 430 cv a 530 cv.
Como resultado, as paradas para manutenção obrigatória passaram a ser feitas a cada 200 mil quilômetros ou uma vez por ano. Ou seja, o que ocorrer primeiro.
Transmissão ZF Traxon foi mantida
A transmissão é a Traxon fornecida pela ZF. Portanto, trata-se da mesma caixa automatizada que equipa a linha XF produzida no Brasil e avaliada pelo Estradão.
Nesse sentido, a transmissão de 12 velocidades conta com vários recursos eletrônicos. Assim, contribuem para melhorar a performance do caminhão.
Por exemplo, o sistema está ligado ao Controle de Cruzeiro Preditivo (CCP). Assim, em conjunto com o navegador GPS o dispositivo "reconhece" a topografia da via com antecedência de até 2 km. Assim, pode reduzir ou subir marchas de acordo com a velocidade e a carga transportada, por exeplo.
Cabine foca o conforto
Além disso, a nova linha de caminhões pode receber o DAF Connect. Ou seja, o sistema de gerenciamento de frota da marca holandesa.
Da mesma forma, a DAF investiu em novos materiais e técnicas de produção. Por exemplo, a cabine é feita com aço de alta resistência. Assim, foi possível reduzir o peso da estrutura, e portanto, a tara.
Além disso, o interior é para lá de caprichado. Nesse sentido, tem revestimentos feitos com materiais nobres e privilegia o conforto. O painel é emborrachado e há acabamento de couro, por exemplo.
No mesmo sentido, o painel de instrumentos é moderno e totalmente digital. Além disso, pode ser configurado de acordo com a preferência do motorista. Há ainda uma segunda tela, que faz parte do sistema multimídia e é sensível ao toque.
Cabine foca o confort
Da mesma forma, o amplo espaço, o para-brisa e as janelas grandes contribuem para deixar o espaço mais agradável. Entre os opcionais está o assento rebatível para o carona.
Na área de descanso, chama a atração a cama. As novas medidas são de 2.220 mm de comprimento e 800 mm de largura. O equipamento é oferecido nas versões XG e XG+.
Segundo a DAF, os novos modelos já podem ser encomendados. Porém, o início da produção em série está marcado para outubro. Portanto, as primeiras entregas na Europa devem ser feitas ainda em 2021.