O SEST e o SENAT abriram cursos gratuitos para caminhoneiros autônomos. Como são online, podem ser feitos por motoristas de todo o Brasil. Afinal, quem está mais bem preparado ganha mais.
São cinco módulos que podem ser vistos na sequência que o aluno preferir. Segundo o SEST e o SENAT, há ainda um curso presencial de Eficiência Energética. Assim, os caminhoneiros devem fazer essa etapa em uma unidade da rede.
Leia também: Caminhoneiros podem ter renda até 20% maior com pacote do governo
Publicidade
Além disso, as provas práticas serão em simuladores. Após concluir o curso, os caminhoneiros receberão uma certificação profissional. Porém, é preciso fazer todos os módulos e ser aprovado.
Gestão e cálculo do preço do frete
Assim, a certificação ajuda os caminhoneiros na hora da busca por trabalho. Além disso, contribui para o profissional ganhar mais.
Nesse sentido, as transportadoras valorizam quem tem melhor formação. Além disso, o profissional que se recicla mostra que está disposto a assumir novas responsabilidades e cargos mais importantes.
No primeiro módulo, o aluno aprende sobre as bases de negociações. Dessa forma, recebe orientações sobre atendimento ao cliente e gestão. Além de dicas de relacionamento e de resolução de conflitos.
Caminhoneiros aprendem a abrir empresa
O segundo ensina os caminhoneiros a melhorarem o nível de qualidade do atendimento. Portanto, as aulas são sobre entrega de serviços e gestão de pneus.
O terceiro ensina a montar uma empresa. Assim, inclui informações sobre legislação e elaboração de contratos. Com isso, podem emitir notas fiscais.
No quarto módulo os caminhoneiros aprendem noções sobre gestão, administração e cálculo de frete. Por fim, no quinto modulo as aulas são sobre segurança.
Caminhoneiros aprende
Ou seja, ensinam a reduzir o risco de acidentes sobretudo em rodovias. Além disso, há dicas de combate a incêndio e informações sobre boas práticas para cuidar da saúde.
Além desses cursos, há vários outros treinamentos online. Portanto, beneficiam tanto os caminhoneiros quanto outros profissionais do transporte.
Todos são oferecidos pelo SEST e pelo SENAT. Enfim, há conteúdos que vão de administração de frotas a dicas sobre alimentação saudável. Clique aqui para outras informações.