O novo DAF XF já está rodando em testes na Holanda. Ou seja, o caminhão que acaba de ser lançado no Brasil vai ganhar a primeira atualização. Imagens do modelo com camuflagens para esconder detalhes foram feitas pelo site holandês Bitruck.
De acordo com a publicação, fontes da fabricante dizem que a campanha do novo caminhão já está sendo desenvolvida. Logo, é possível supor que o novo DAF XF chegará ao mercado europeu nos próximos meses.
A versão flagrada do DAF XF FT tinha tração 4x2. Segundo o site, o motor é o Paccar MX-11 de 450 cv da linha atual. Ao passo que a distância entre os eixos, de 4.000 mm, foi alongada. Ou seja, é uma das novidades da linha.
Publicidade
Novo DAF XF cresceu
Além disso, a nova cabine ganhou 350 mm e ficou maior em relação à Space Cab do atual XF. Dessa forma, o espaço interno ficou mais amplo. Nesse sentido, a área de descanso chega a ser 140 mm mais longa em relação à do atual XF.
Seja como for, a nova gama mantém o piso plano, bem como a escotilha de teto. Contudo, a versão flagrado era a de entrada. Portanto, a de topo da linha deva ganhar mais recursos.
Do mesmo modo, o novo DAF XF já atende as diretrizes europeias que visam reduzir os pontos cegos. Nesse sentido, a aposta é na oferta de câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais. Até porque alguns caminhões foram flagrados em teste com esse equipamento.
Desenho em prol da aerodinâmica
Em resumo, a cabine recebeu várias atualizações. Assim, o desenho, por exemplo, privilegia a aerodinâmica. Ou seja, quando menor for a resistência ao ar, menor será o consumo de combustível.
Aliás, essa é uma solução consolidada. E pode ser vista na atual geração do DAF XF, que foi lançada recentemente no mercado brasileiro.
Além disso, a legislação europeia libera a construção de cabines longas. Portanto, é possível esperar que as próximas gerações de caminhões tenham camas ainda mais largas.
Outra boa solução é que as peças do para-choque dianteiro são separadas. Dessa forma, em caso de pequenas avarias não será preciso trocar o conjunto todo. A linha Iveco Daily vendida no Brasil já utiliza esse tipo de conceito.