A venda de caminhões novos cresceu 1,13% em janeiro. No mês passado, foram emplacadas 7.262 unidades. Ou seja, 1.977 a mais do que em igual período de 2020. Contudo, na comparação com dezembro houve queda de 24,6%.
Os números foram divulgados pela Fenabrave nesta terça-feira (2). A Fenabrave é a federação que reúne as associações de concessionárias do Brasil.
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Presidente da Fenabrave, Alarico Asumpção Junior chamou a atenção para a forte demanda e os baixos estoques. “Os segmento de caminhões, assim como os demais, vêm enfrentando a escassez de peças e componentes", diz.
Implementos também em alta
Portanto, isso limita a oferta. De acordo com Assumpção Junior, para alguns modelos de caminhão a encomenda feita agora só será entregue em junho.
Do mesmo modo, o mercado de implementos rodoviários registrou alta nas vendas. Assim, o volume de emplacamentos em janeiro foi de 6.726 unidades.
Em outras palavras, a alta foi de 44,8% ante o mesmo mês 2020, que somou 4.645 vendas. Ao passo que, na comparação com dezembro, a retração foi de 8,54%. Em suma, os emplacamentos no último mês de 2020 foram de 7.354 unidades.
Ranking por marcas
Segundo os dados da Fenabrave, a Mercedes-Benz lidera as vendas de caminhões em janeiro de 2021 por marca. A alemã tem 38,67% de participação.
Em seguida vem a Volkswagen/MAN, com 26,66%. Ao passo que a Volvo aparece na terceira posição, com 13,99%. Por fim, Scania, com 8,40%, Iveco, com 7,66%, e DAF (4,28%) completam a lista

Da mesma forma como em anos anteriores, por segmento são os pesados que mantêm a liderança de vendas. Assim, em janeiro eles detêm 46,75% de participação.
Em seguida vêm os semipesados (26,95%). Assim como os leves (9,52%), os médios (9,50%) e os semileves (5,28%).
Ranking por modelo
Em primeiro lugar, na lista por modelo está o Volvo FH 540. Nesse sentido, foram emplacadas 400 unidades.
Imediatamente depois dele está o caminhão médio Volkswagen Delivery 11.180, com 377 vendas. Enfim, o Mercedes-Benz Actros 2651 ficou na terceira posição. Assim, teve 323 unidades vendidas.
Vendas de caminhões – os dez mais (janeiro)
| MODELO | JAN. | ACUM. |
| 1º VOLVO FH 540 | 400 | 400 |
| 2º VOLKSWAGEN 11.180 | 377 | 377 |
| 3º MERCEDES-BENZ ACTROS 2651 | 323 | 323 |
| 4º DAF XF | 307 | 307 |
| 5º VW/MAN 24.280 | 259 | 259 |
| 6º MERCEDES-BENZ ACCELO 1016 | 253 | 253 |
| 7º MERCEDES-BENZ ATEGO 2426 | 250 | 250 |
| 8º VOLVO FH 460 | 242 | 242 |
| 9º MERCEDES-BENZ ATEGO 1719 | 234 | 234 |
| 10º MERCEDES-BENZ ACCELO 815 | 188 | 188 |
Os dez caminhões pesados mais vendidos
| MARCA/MODELO | JAN. | ACUM. |
| 1º VOLVO FH 540 | 400 | 400 |
| 2º MERCEDES-BENZ ACTROS 2651 | 323 | 323 |
| 3º DAF XF | 307 | 307 |
| 4º VOLVO FH 460 | 242 | 242 |
| 5º MERCEDES-BENZ AXOR 3344 | 199 | 199 |
| 6ºSCANIA R 450 | 151 | 151 |
| 7º SCANIA R 540 | 141 | 141 |
| 8º MERCEDES-BENZ AXOR 3131 | 118 | 118 |
| 9º VW/MAN 19.360 | 96 | 96 |
| 10º IVECO STRALIS | 88 | 88 |
Os dez caminhões semipesados mais vendidos
| MARCA/MODELO | JAN. | ACUM. |
| 1º VOLKSWAGEN 24.280 | 259 | 259 |
| 2º MERCEDES-BENZ ATEGO 2426 | 250 | 250 |
| 3º MERCEDES-BENZ ATEGO 1719 | 234 | 234 |
| 4º VW/MAN 24260 | 149 | 149 |
| 5º MERCEDES-BENZ ATEGO 3030 | 127 | 127 |
| 6º VOLVO VM 270 | 125 | 125 |
| 7º VOLVO VM 330 | 101 | 101 |
| 8º VW/MAN 17.230 | 79 | 79 |
| 9º IVECO TECTOR 240 | 71 | 71 |
| 10º VW/MAN 17.190 | 70 | 70 |
Os dez caminhões médios mais vendidos
| MARCA/MODELO | JAN. | ACUM. |
| 1º VOLKSWAGEN 11.180 | 377 | 377 |
| 2º MERCEDES-BENZ ATEGO 1419 | 77 | 77 |
| 3º IVECO TECTOR 11.190 | 71 | 71 |
| 4º VOLKSWAGEN 14.190 | 59 | 59 |
| 5º MERCEDES-BENZ ACCELO 1316 | 53 | 53 |
| 6º VOLKSWAGEN 13.180 | 50 | 50 |
| 7º MERCEDES-BENZ 1418 | 2 | 2 |
| 8º FORD CARGO 1119 | 1 | 1 |
| 9º AGRALE 14000 | 0 | 0 |
| 10º AGRALE A 10000 | 0 | 0 |
Os dez caminhões leves mais vendidos
| MARCA/MODELO | JAN. | ACUM. |
| 1º MERCEDES-BENZ ACCELO 1016 | 253 | 253 |
| 2º MERCEDES-BENZ ACCELO 815 | 188 | 188 |
| 3º VOLKSWAGEN MAN 9.170 | 153 | 153 |
| 4º IVECO TECTOR 9-190 | 49 | 49 |
| 5º MERCEDES-BENZ ACCELO 915 | 23 | 23 |
| 6º HYUNDAI HD D 80 | 14 | 14 |
| 7º AGRALE A 8700 | 2 | 2 |
| 8º IVECO DAILY 70-170 | 2 | 2 |
| 9º IVECO DAILY 70 C 17 | 2 | 2 |
| 10º VOLKWAGEN 8160 | 2 | 2 |
Os dez caminhões semileves mais vendidos
| MARCA/MODELO | JAN. | ACUM. |
| 1º MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 187 | 187 |
| 2º MERCEDES-BENZ SPRINTER 516 | 69 | 69 |
| 3º IVECO DAILY 65-170 | 29 | 29 |
| 4º IVECO DAILY 44-170 | 28 | 28 |
| 5º IVECO DAILY 55-170 | 19 | 19 |
| 6º VOLKWAGEN 6.160 | 19 | 19 |
| 7º MERCEDES-BENZ SPRINTER | 18 | 18 |
| 8º MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 8 | 8 |
| 9º FORD F-350 | 2 | 2 |
| 10º IVECO DAILY 45517 | 2 | 2 |
Venda de ônibus continua em queda
O setor de ônibus começou o ano com as vendas em queda. Em janeiro, portanto, o mercado de somou 1.324 unidades, uma retração de 38,65% sobre janeiro de 2020 (2.158 unidades) e queda de 14,64% sobre dezembro passado (1.551 unidades). “Este segmento foi o mais atingido pelos efeitos da pandemia. As restrições de circulação e cancelamento de viagens afetaram muito as empresas do setor, desmotivando a compra de novas unidades”, disse Assumpção Júnior.